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Quarta-feira, 26 Julho 2017

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Acessórios que marcam presença

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Os anos de 1970 foram fundamentais para iniciar a concretização do princípio de que óculos eram acessórios de moda. Com ou sem lentes graduadas, passaram a ser observados como peças complementares do visual de homens e mulheres. Uma volta à Antiguidade, quando chineses montaram a primeira armação em 500 antes de Cristo e com a qual os nobres se exibiam na corte do imperador.

Por volta de 1270, óculos eram mal vistos na Europa porque colocavam à mostra a idade das pessoas. Já dotadas de lentes de aumento, indicavam que a velhice estava próxima, até porque eram usados apenas por homens com mais de 40 anos e dificuldades ler ou escrever. Para as mulheres, sobravam duas alternativas: ou liam com os óculos dos maridos, as poucas alfabetizadas, ou somente criavam filhos e cuidavam da casa. Numa sociedade patriarcalista, tudo era criado para eles, enquanto elas permaneciam nas sombras e sempre submissas.

No século XVII, um francês inominado por tradição oral, criou a primeira peça feminina. Elegante e refinada, chegava apenas aos bolsos dos nobres e burgueses. E desta forma os óculos continuaram a ser privilégios de poucos.

O resgate surgiu na década de 70 com a revolução branca ocorrida na Europa e Estados Unidos em que hippies declinaram da moda dos grandes estilistas e passaram a usar roupas e acessórios não ditados pelo mercado. E o grande astro desse período foram os óculos, que arremataram todos os looks até começo dos anos de 1980. Armações de todos os formatos, cores e tamanhos apareceram sobre os rostos dos jovens contestadores que exigiam ser ouvidos e ter peso na sociedades.

Mais de quarenta anos se passaram e óculos com ou sem graus continuam como complementos, hoje fabricados com total preocupação em atender às necessidade físicas e visuais dos clientes que, ao longo dos anos, tornaram-se exigentes porque já sabem que querem e o que é bom para sua imagem.

Miguel Giannini
Miguel Giannini
Um dos mais reconhecidos estetas ópticos do Brasil. Atua há mais de quarenta anos na área óptica e desenvolve um trabalho com personalização de óculos, inclusive de muitas personalidades.

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