Sábado, 18 Novembro 2017

Terçol

É a infecção de uma pequena glândula da pálpebra, podendo ser interno ou externo conforme a glândula atingida. Atinge a parte do olho que se conecta com os cílios ou a borda da pálpebra. Inicia-se como um pequeno carocinho, o qual apresenta vermelhidão na pálpebra e pode ficar um pouco dolorido. Geralmente o terçol forma um pequeno nódulo, incha com um ponto purulento e por o terçol mesmo vaza. O ponto, quando interno só é visto se virarmos a pálpebra.

Normalmente é de resolução espontânea, supurando em poucos dias e tem evolução benigna. No caso de se tornar crônico evolui, sem sinais de inflamação pode deixar um nódulo indolor na pálpebra chamado calázio.

O terçol é causada por micróbios e na grande maioria das vezes, por bactérias.

Na maioria dos casos, o terçol seca sozinho entre três e cinco dias, mas em casos graves ou recorrentes é preciso acompanhamento de oftalmologista . O tratamento pode incluir calor local com compressas, pomadas à base de antibiótico e corticoesteróide e tudo deve ser ter a devida orientação médica.