x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

07 h 07

Terça-feira, 30 09 2014

CONHEÇA

LENTES DE CONTATO


TIPOS DE LENTES

RÍGIDAS - PMMA

São discos plásticos. Essas lentes são duráveis, de fácil manutenção, porém o período de adaptação é desconfortável. Não é permeável ao oxigênio, o que limita o tempo de uso. Indicada em alguns casos.

RÍGIDAS - GÁS PERMEÁVEIS

Feitas de um plástico que permite a passagem de oxigênio para o olho através do material, sem absorver água. É mais confortável que a PMMA e menos que gelatinosa.

GELATINOSAS

Feitas de um plástico semelhante á gelatina, contêm 38 a 79% de água . Permitem a passagem de oxigênio á córnea e absorvem água como uma esponja, mantendo a lente flexível. São confortáveis desde o início do uso.

Rígidas Gelatinosa
PMMA

Essas lentes são discos plásticos duráveis e de fácil manutenção, mas geralmente desconfortáveis durante o período de adaptação. Por não serem permeáveis ao oxigênio seu tempo de uso é limitado.

Gás Permeáveis

Essas lentes também são discos plásticos, mas permitem a passagem de oxigênio para o olho sem absorção de água. São comparativamente mais confortáveis que as de PMMA, mas menos confortáveis que as gelatinosas.

Feitas de materiais plásticos semelhantes à gelatina, essas lentes contêm de 38% a 79% de água. Permitem a passagem de oxigênio para a córnea e absorvem água como se uma esponja, mantendo a flexibilidade. Por isso são confortáveis desde o início do uso.

Prós
  • Confortáveis desde o primeiro dia de uso.
  • Raramente são percebidas no olho .
  • Raramente deslocam.
  • Adequadas para praticar esportes.
  • Não é comum entrarem partículas debaixo da lente.
  • Existem modelos descartáveis
Contras
  • Exigem limpeza mais rigorosa
  • Permitem menos nitidez em casos de astigmatismo.
  • Não podem ser usadas junto com certos medicamentos
  • Maior possibilidade da formação de depósitos, contaminações e infecções. Mais frágeis: podem rasgar ou partir.
Prós
  • Mais duráveis;
  • Mais fáceis de limpar;
  • Corrigem quase todos os tipos de graus;
  • Podem ser usadas simultaneamente com a maioria dos colírios.
Contras
  • Costumam ser desconfortáveis nos primeiros dias de uso;
  • São mais fáceis de deslocar;
  • Permitem a entrada de partículas , por isso devem ser evitadas em ambientes muito poluídos.
Lentes de Contato PMMA GÁS GEL.

Uso Diário

  • são retiradas diariamente para limpeza e desinfecção.
  • recomenda-se não ultrapassar 10h/dia.
  • Não é permitido dormir com elas.

SIM

SIM

SIM

Descartáveis/Troca Planejada Freqüente

  • podem ser substituídas em um dia, uma semana ou duas e usadas em regime diário (coloca-se de manh/à e retira-se à noite) ou contínuo (por até uma semana)

NÃO

NÃO

SIM

Troca Planejada

  • podem ser substituídas em: 1 mês/ 3 meses/6 meses e usadas, preferencialmente, em regime de uso diário.

NÃO

SIM

SIM

Bifocais/Multifocais

  • indicadas para quem tem problema visual para longe e para perto

SIM

SIM

SIM

Tóricas

  • destinadas à correção de astigmatismos

SIM

SIM

SIM

Pintadas ou Coloridas

  • mudam a cor dos olhos ou escondem cicatrizes

NÃO

NÃO

SIM

Levemente Tingidas

  • não mudam a cor dos olhos, mas são mais visíveis ao manuseio

SIM

SIM

SIM

DICAS IMPORTANTES

  • Toda lente de contato movimenta-se no olho a cada piscar, podendo em alguns casos deslocar-se. Caso isso se repita muito ou se a lente sair do olho com freqüência, avise seu médico.
  • Receita de óculos não é receita de lentes de contato. As características da sua lente são obtidas após um teste.
  • Todo usuário de lentes deve ter um óculos, mesmo que não esteja atualizado, para ser usados em situações inesperadas (perda de lente, conjuntivites, irritações) e também para uso em casa quando não estiver com lentes.
  • Dormir com lentes de contato aumenta o risco de complicações, tais como ulcera de córnia.
  • Nem todas as lentes chamadas de uso prolongado são adequadas para uso durante o sono.
  • O uso de óculos escuros sobre as lentes de contato não é obrigatório, mas pode trazer mais conforto durante o uso em ambientes muito claros. Devido ao alto risco de contaminação, deve-se evitar o uso de lentes em saunas.
  • O uso de lentes em aviões deve ser evitado em função do ressecamento causado pelo ar condicionado e pela baixa umidade.

COMO CUIDAR DAS SUAS LENTES DE CONTATO

  1. Mantenha sempre o protetor do ralo na pia ao manipular as lentes.
  2. Mantenha suas mãos e unhas sempre limpas.
  3. Para prevenir confusões, sempre manuseie primeiro a lente direita, evitando assim a troca de lentes.
  4. Limpe semanalmente o estojo de conservação com água e sabão. Recomenda-se que o mesmo seja trocado a cada 6 meses.
  5. Para o enxágüe das lentes deve-se usar soluções apropriadas, podendo também ser usado soro fisiológico 0,09%. Não esqueça que o frasco do soro aberto que não estiver sendo usado deve ser sempre conservado em geladeira e descartado em no máximo sete dias.
  6. Não utilize água de torneira para a limpeza das lentes.
Dr. Visao - Imagens - Cuidados com a Lentes de Contato

LIMPEZA DIÁRIA DAS LENTES

As lentes devem ser limpas todos os dias após o uso. Aplique duas gotas da solução limpadora indicada sobre a lente, friccione suavemente contra a palma da mão por alguns segundos e então enxágüe como o soro fisiológico.

DESINFECÇÃO DIÁRIA DAS LENTES

Deve ser feita para impedir que as lentes se contaminem. Para isso, após limpar suas lentes, coloque-as no estojo imersas na solução indicada todas as noites.

Recomenda-se enxaguar as lentes com a mesma solução antes do uso. O produto deve ser trocado no estojo TODOS OS DIAS

DESPROTEINIZAÇÃO

É a remoção dos depósitos de proteínas que se acumulam na superfície das lentes deve ser feita periodicamente, independente da limpeza. Coloca-se um comprimido em cada frasco, que deve ser preenchido com a solução até a marca. Deixar as lentes por uma noite a cada quinze dias. Caso o produto seja na forma líquida, coloque uma gota em cada lado do estojo preenchido com a solução todas as noites.

LUBRIFICAÇÃO

Existem colírios apropriados para usar com lentes de contato.

SOLUÇÕES MULTIUSO PARA LENTES GELATINOSAS E DURAS

Contém substâncias químicas que servem para desinfecção, limpeza e desproteinização ou seja, com um só produto é possível cuidar adequadamente das lentes gelatinosas e duras.

PERÍDO DE ADAPTAÇÃO

Iniciar o uso com duas horas de manhã e duas horas a tarde, fazendo o intervalo de duas horas. Aumentar uma hora de uso por período, desde que tenha sido conforto no dia anterior. Enquanto persistir a intolerância, não aumente o número de horas.

CASO ALGUM DOS SINTOMAS OU SINAIS DESCRITOS ABAIXO APAREÇA, SUSPENDA O USO E COMUNIQUE-SE IMEDIATAMENTE COM SEU MÉDICO:

Dor persistente, que não melhora com a retirada das lentes; Dor que melhora com a retirada das lentes; Vermelhidão; Turvação da vista; Secreção ocular (ramela).

DÚVIDAS

Quando usar lentes de contato?
São usadas para fins estéticos, substituindo os óculos em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As lentes gelatinosas coloridas podem modificar a cor de seus olhos. Estas lentes são indicadas também para pessoas que têm cicatriz aparente na córnea, em caso de ausência ou perda de íris (cor dos olhos) e para albinos. Várias doenças corneanas só podem ser curadas ou controladas com uso de lentes de contato. As lentes de contato proporcionam melhor visão do que os óculos em pessoas portadoras de ceratocone, anisometropia, astigmatismo irregular e em outros casos específicos.
A partir de que idade pode-se usar lentes de contato?
Não há idade mínima para o início do uso de lentes de contato, está a critério médico. O que deve haver é a consciência do usuário e de seu responsável de seguir as orientações do especialista para evitar problema aos olhos. Muitos jovens preferem a aparência natural das lentes de contato, o que os faz sentirem-se mais seguros de si no trato social. Eles apresentam um melhor desempenho nos esportes, pois as lentes de contato proporcionam melhor visão periférica do que os óculos.
As lentes de Contato Podem Prejudicar os Olhos?
Devido ao contato com os olhos, as lentes necessitam de um acompanhamento do oftalmologista. Embora sejam seguras em pacientes bem adaptados e bem orientados, algumas alterações oculares podem ocorrer sendo as infecções as mais temidas. Se você estiver bem orientado, a chance de complicação é pequena.
É possível usar maquilagem e cremes com lentes de contato?
Sim. No entanto, alguns tipos de maquilagem devem ser evitados, como sombras em pó, rímel à prova d'água e passar lápis na borda interna das pálpebras.Ao aplicar creme nas pálpebras, evite-se sujar os cílios e, de preferência, depois de 20 minutos, tirar o excesso com lenço de papel. O creme pode penetrar nos olhos durante a noite, sujando o filme lacrimal e provocando turvação de visão, além de ardência.
As lentes podem escorregar para trás do globo ocular?
A anatomia do olho não permite que a lente se desloque para trás dele, mas ela pode permanecer escondida sob a pálpebras. Se o usuário não consegue removê-la, deve procurar o especialista.
É possível praticar natação, usando lentes de contato?
É possível, mas recomenda-se o uso de óculos de proteção, porque o cloro amarela a lente e, principalmente, por causa Do risco de contaminação em piscinas públicas. Quando a lente for molhada com água poluída, deve ser retirada para limpeza e desinfecção o mais rápido possível.
Algumas lentes são melhores que outras?
Todas apresentam vantagens. Decida, com seu oftalmologista, qual o tipo que melhor se adaptará ao seu caso.
Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011