x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

04 h 04

Quinta-feira, 24 Outubro 2019

GUIA DE ENTREVISTAS

ENTREVISTA


Prescrição dos óculos para crianças

Quais são as principais dificuldades para se prescrever óculos para crianças ?

As dificuldades começam já na sala de espera. Se não tivermos um pouco de colaboração e preparados para atender uma criança podemos ter problemas. Temos que ter artifícios, como brinquedos, não se importar tanto com que ela mexa nas coisas etc. Quanto aos exames médicos, temos que tomar cuidados com a refração e saber quais equipamentos mais adequados para cada criança e isso depende ainda da faixa etária.

Depois o problema vem a ser com o tipo de queixa. Há uma ansiedade e expectativa ao redor dos óculos. E problemas, como dor de cabeça, aparecem na escola. As mães acham que precisam de óculos de descanso, a professora acha que é um problema relacionado à falta de óculos, mas na maioria das vezes, após se fazer exames não encontramos nenhuma problema. Já quando realmente a criança precisa de óculos parece que jogamos uma "bomba" dentro da casa. Por conta disso tudo, temos muitas dificuldades e muitos fatores interferem, como a real necessidade, aceitação e incentivo da família e sobretudo temos que frisar para uma boa orientação.

Que abordagem seria mais apropriada para fazer com que crianças façam uso dos óculos após a prescrição ?

Com crianças existe uma forte componente psicológica. Primeiro temos que ter segurança de que isso é necessário mesmo. O discurso interfere muito e temos que mostrar para a mãe o problema.

Os pais têm que participar ativamente, mostrar o problema no consultório e fazê-los entender a necessidade e a diferença. Às vezes, devemos até simular junto da mãe o problema colocando uma lente nela para assim fazer com que ela estimule ao uso dos óculos. Os pais têm ainda a tendência de negar a necessidade dos óculos, pois consideram isso um "defeito" e são muito permissivos. O prescrever óculos, na realidade, já existe uma série de controvérsias médicas. Prescrito os óculos, o desafio é a aceitação perante a criança, a família, a escola, a sociedade etc. A orientação é muito importante. Devemos fazer um trabalho maior e de ampla conscientização.

Como a confecção dos óculos interfere junto às crianças ?

Tem um envolvimento estético e financeiro. Quando fazemos campanhas, existem os óculos padronizados e isso pode dificultar o uso, a armação pode não servir etc. Devemos tomar cuidados com as armações, o grau prescrito, no tipo de problema e isso interfere muito no uso, em especial para crianças.

Que dicas poderiam ser dadas ao médicos quanto à boa prescrição dos óculos ?

O sucesso da prescrição para o médico é passar óculos que a criança enxergue e que tenha conforto de uso. O acompanhamento é fundamental, pois há alteração de grau e tudo varia conforme o quadro oftalmológico. Devemos estudar muito o caso, avaliar a necessidade e persuadir os pais sobre a importância do uso dos óculos.

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011