x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

17 h 05

Terça-feira, 21 Maio 2019

GUIA DE ENTREVISTAS

ENTREVISTA


Terapia Fotodinâmica, utilizada no tratamento da DMRI

Quais são as opções disponíveis de tratamento de problemas da membrana subretínica ?

Hoje nós temos opções importantes de tratamento. Entre elas a Terapia Fotodinâmica, e um laser convencional que pode ser aplicado em alguns casos de membrana. Há outras terapias provavelmente úteis, que estão em fase de uma avaliação mais ampla. O que inclui a Termo Terapia Transpupilar, chamada de TTT, e ainda o uso de drogas dentro do olho (intra-ocular) e em volta do olho, numa via subtenoniana. Duas drogas merecem destaque. A primeira, e mais promissora é chamada anecortav, que seguramente vai trazer benefícios para o tratamento da degeneração macular, mas encontra-se ainda na fase final de experimentação clínica. Esse estudo é controlado pelo FDA e dele participam cinco universidades brasileiras incluindo a Universidade Federal de Minas Gerais, da qual eu sou o investigador principal. Essa substância, muito provavelmente, vai poder tratar muitos casos de degeneração macular. Outra substância, a triancinolona, vem sendo usada experimentalmente dentro ou em volta do olho.

A Terapia Fotodinâmica é um dos destaques do XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Para quais casos ela é indicada ?

A Terapia Fotodinâmica é um tratamento novo para degeneração macular relacionada à idade. Ela preenche uma lacuna no tratamento de pacientes com degeneração macular da forma exudativa que se caracteriza pela formação de vasos sanguíneos anormais no fundo do olho que deixam vazar líquido e sangue e causam uma baixa de visão acentuada. Nos casos em que está indicada é o melhor tratamento e tem se mostrado bastante segura e útil para pacientes que até então não poderiam se beneficiar de nenhuma forma de tratamento.

Quais são os procedimentos adotados na terapia fotodinâmica ?

O tratamento é feito com um laser frio e uma substância especial chamada verterporfirina, que é injetada em uma veia do antebraço e se localiza preferencialmente no vaso anormal. De tal forma que quando fazemos o tratamento com laser ele vai ser seletivamente absorvido onde tem o vaso anormal, fechando-o e poupando os tecidos vizinhos.

A terapia fotodinâmica é acessível a um grande número de pacientes ?

Infelizmente essa é a grande limitação do tratamento. A medicação utilizada é muito cara para os padrões brasileiros ou mesmo internacionais. O custo cresce em importância na medida em que, às vezes, são necessários retratamentos a cada três meses, por exemplo.

Há a expectativa de que a Terapia Fotodinâmica se torne mais acessível ?

Eu acredito que, com um número maior de caso sendo realizados e com o advento de novas possibilidades de tratamento, os próprios laboratórios tentarão reduzir o custo para viabilizar o tratamento.

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011