x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

04 h 00

Quarta-feira, 3 09 2014

GUIA DE ENTREVISTAS

ENTREVISTA


Tratamentos atuais para Uveíte

Como são diagnosticados os casos de uveítes ?

As uveítes são quadros inflamatórios do olho que podem estar associados ou não com algum outro tipo de infecção e isso vai direcionar o tratamento. São quadros patológicos e se dividem em três tipos: uveíte anterior (é mais sintomática com olho vermelho, inflamação, fotofobia e dor ocular), uveíte posterior (sintomática com perda de visão) e a uveíte intermediária. O especialista em uveítes faz um elo com as subespecialidades de oftalmologia, como córnea, glaucoma, retina, catarata, além das outras especialidades médicas. Às vezes são nas uveítes que se apresentam metástases tumorais.

Qual a importância de um bom diagnóstico de uveíte ?

A uveíte pode ser a manifestação de uma doença sistêmica. Na maioria das vezes está relacionada com doenças do resto do corpo e muitas vezes se descobre através do olho que uma pessoa tem determinada doença. A uveíte se relaciona muito com a clínica geral e pode estar associada a tuberculose, sífilis, aids, artrite reumatóide entre outras.

Com quadro de uveíte, quais são tratamentos mais indicados ?

Se a uveíte for infecciosa, seja por bactéria, vírus ou protozoário, por exemplo, entramos com medicamentos antiinfecciosos. Se for uveíte antiinflamatória, entramos com corticóides e os não-hormonais. Em casos raros, e freqüentemente bem difíceis, utilizamos os imunossupressores para regular a imunidade dos pacientes. É importante a participação do clínico geral para um controle mais rígido, inclusive dos efeitos colaterais.

Qual seria a principal recomendação diante da suspeita de uveíte ?

Olho vermelho e baixa acuidade visual podem ser indícios de uveítes. São pacientes que devem procurar especialistas. A detecção precoce com tratamento bem direcionado é muito importante para se controlar grande parte das uveítes. O acompanhamento de perto e uma estreita relação médico-paciente deve ser por toda a vida, pois as uveítes podem surgir em surtos e associadas a outras doenças, por isso é preciso controle rigoroso.

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011