x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

17 h 00

Terça-feira, 21 Maio 2019

GUIA DE ENTREVISTAS

ENTREVISTA


Evitando Acidentes Oculares em Crianças

O sol faz mal para os olhos do bebê?

Sim, por isso, proteja os olhos do bebê com uma fraldinha ou com chapéu. O sol das 7:00 às 10:00 da manhã é fundamental para os ossos do bebê, mas é prejudicial, se olhado diretamente.

Como deixar a casa mais segura para os olhos da criança?

Alguns acidentes oculares em crianças são evitáveis, bastando para isso, tomar alguns cuidados: Deixe sempre o cabo da panela virado para dentro, evitando-se, assim queimadura térmica ocular por líquido escaldante na panela. Mantenha longe do alcance das crianças todos os produtos de limpeza; evite guardá-los na parte debaixo de armários ou de pias. Não forneça à criança brinquedos que tenham pontas, estilingues, facas ou tesouras com pontas, podendo diminuir, assim, o risco de perfuração ocular diminui. Cuidado com as plantas venenosas e pontiagudas; Cuidado com cigarros na boca dos adultos quando estes pegarem as crianças no colo.

Bichos de estimação podem trazer danos oculares?

As fezes de alguns animais (principalmente o gato) e de aves podem transmitir uma doença, que provoca inflamação no olho, podendo levar à cegueira . O contágio é feito através do contato: mão - fezes do animal-mão-boca. Então, é muito importante ensinar às crianças a lavarem as mãos, assim que acabarem de brincar com os animais. Também nos sítios, as crianças devem tomar cuidado com as aves que bicam, podendo ferir os olhos .

Criança no banco de trás do carro precisa usar cinto de segurança?

Sim, sempre! É comum ver crianças no banco de traseiro do carro sem cinto de segurança; mais comum ainda é ver a criança sem cinto e no vão entre os dois bancos da frente. Isto é muito perigoso, pois, numa batida ou freada, a criança é jogada para fora do carro, podendo sofrer traumatismos! Crianças menores, além de sentarem no banco de trás, também necessitam cadeiras especiais, que as mantenham firmes no banco. E nunca leve o bebê com você no banco da frente!

A criança pode correr e fazer esporte com óculos?

Sim, se necessário ela deve usar lentes acrílicas ou de policarbonato, além de prender a armação na orelha. Mas, já existem óculos e proteção para esporte, com grau. Natação: Os germes, os produtos químicos e poluentes, podem causar problemas nos olhos de quem faz natação ou esportes aquáticos. Assim, o uso de óculos apropriado é indicado! Também já existem óculos de natação com grau.

Coçar os olhos faz mal?

Sim, coçar os olhos é prejudicial e , quando repetitivo, pode levar à diminuição da visão; a queda da pálpebra, olho vermelho, lacrimejamento. Coçar os olhos pode facilitar infecção e desencadear doenças oculares, como o ceratocone (córnea pontiaguda). A criança , que coça os olhos, deve ser encaminhada para o oftalmologista para avaliação.

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011