x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

16 h 52

Terça-feira, 21 Maio 2019

GUIA DE ENTREVISTAS

ENTREVISTA


Uso de lentes estéticas trazem riscos

Quais os principais critérios que podem ser adotados para a adaptação de lentes de contato?

Primeiramente, fazer um exame oftalmológico bem feito e seguir as devidas orientações. A escolha das lentes de contato é basicamente uma interação entre as informações do oftalmologista e os anseios do paciente. Quando cruzamos essas informações é que vai surgir a lente de contato mais indicada para cada paciente. Não existe uma receita pronta ou que podemos dizer se as lentes de contato são melhores ou piores. O estudo deve ser personalizado e deve envolver as vontades do paciente junto das informações técnicas obtidas pelo oftalmologista. Nem sempre o que o paciente quer é possível adaptar; assim como nem tudo o que o profissional indica o paciente vai tolerar. O uso de lentes de contato é um processo dinâmico e demanda uma série de cuidados.

Pode haver diferença entre a correção visual de lentes de contato e óculos?

Geralmente, a qualidade visual é melhor com lentes de contato, em especial se forem lentes de contato rígidas. Existem trabalhos recentes mostrando que as menores aberrações oftalmológicas são melhor sucedidas através de correções com lentes de contato. Depois são os óculos e por último as cirurgias refrativas.

Quais são os casos com maior dificuldade de se fazer uma adaptação de lentes de contato?

As maiores dificuldades são junto de córneas ditas patológicas ou irregulares: ceratocone, pós-cirurgia refrativa e em pacientes que fizeram transplante de córneas.

Para evitar infecções com lentes de contato, o que é possível fazer?

A participação dos médicos deve ser feita de duas formas: uma puramente técnica, com informações de como usar e qual o melhor produto. Ao lado disso e tão importante é a ação educativa, que o oftalmologista deve ensinar o paciente a usar, cobrar o uso e desse relacionamento, sendo sadio e bom, certamente o paciente pode ter um lucro muito positivo e sem complicações.

As lentes de contato estéticas podem trazer problemas para a saúde ocular?

A lente estética envolve todos os riscos e benefícios de uma lente não-estética e incolor, por exemplo. O benefício de uma lente incolor é melhorar a visão e o benefício de uma lente colorida é melhorar a estética. Para certas pessoas, o aspecto estético é tão importante quanto uma boa visão. Tais pessoas devem ser atendidas com a mesma presteza, eficiência e rigor com que se faz em pacientes com ametropias. Porém, as lentes coloridas estão sujeitas às mesmas complicações de lentes incolores, como úlceras de córnea, traumas oculares, lesões e até perda de visão.

Quais as principais recomendações para que um paciente seja bem-sucedido com o uso de lentes de contato?

É importante frisar que, com lentes de contato, ser bem-sucedido significa uma boa adaptação e continuação do uso. Isso o paciente só vai conseguir se mantiver um controle rigoroso com o oftalmologista. Deve ser respeitado o uso de todos os produtos indicados e, acima de tudo, se forem lentes descartáveis, descartá-las no prazo correto. Um acompanhamento periódico é fundamental para todos.

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011