Sexta-feira, 24 Março 2017

GUIA DE ENTREVISTAS

ENTREVISTA

O Dr. Maurício Maia, professor da Unifesp e presidente do SIMASP, comenta como foi o evento de 2010.

O Simpósio atingiu as expectativas da Comissão Organizadora?

Sim, o simpósio não apenas atingiu as expectativas como superou as expectativas com mais de 2000 pessoas envolvidas no simpósio, 25 palestrantes internacionais e repercussão na mídia brasileira como Folha de São Paulo, TV Bandeirantes, TV Record, SBT, CBN, entre vários outros grandes veículos de comunicação de massa.

O que os palestrantes internacionais trouxeram para discussão no Simasp?

Trouxeram várias inovações na área de cirurgia de retina, novos tratamentos para drogas de retina, manejo de estrabismo através do uso da toxina botulínica, uso do microchipe de retina, novos tratamentos para ceratocone e a tecnologia do femtosecond, que é a utilização do femtosegundo para cirurgias corneanas bem como os lasers da retina de micropulso que causam menos dano a retina.

O tema do Simasp foi “A Visão do Futuro”, quais foram os principais assuntos abordados para a evolução da medicina quanto a oftalmologia?

Os principais assuntos abordados foram o uso da tecnologia do laser de micropulso para a retina, o laser de femtosegundo para a córnea melhorando resultados cirúrgicos das cirurgias refrativas com tecnologia wave front, que melhora a visão final dos pacientes, as novas lentes multifocais que melhoram a qualidade de visão dos pacientes e as cirurgias de retina sem ponto bem como os tratamentos clínicos das doenças de retina, que antes não tinham um tratamento especifico.

Como foi o retorno dos médicos em relação ao evento?

Foi espetacular. Os médicos e participantes acreditam ter sido um dos melhores congressos oftalmológicos já realizados em nosso país.

No Simpósio também foram discutidos métodos para doenças oculares, como os novos lasers. Quais os principais lasers falados e para que doenças eles são tratáveis?

As doenças da retina como o edema de macula, tratáveis com laser de micropulso bem como as doenças da córnea que são tratadas com laser de femtosegundo. Alem disso o laser PASCAL é um laser que realiza fotocoagulação da retinopatia diabética e pode ser realizado diminuindo muito o tempo da realização do mesmo e também minimizando a dor do paciente. Esse tratamento está disponível na América Latina no Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo e disponibilizado para tratamento pelo Sistema Único de Saúde aos pacientes diabéticos, que é uma grande causa de baixa da acuidade visual dos pacientes. Sabemos que de 3% a 4% da população brasileira é diabética e esses pacientes tem benefício com o uso dessa nova tecnologia, minimizando o número de aplicações e diminuindo a dor dos pacientes com esse tratamento.

Ainda sobre os novos lasers, eles proporcionam algum benefício físico ou psicológico para o paciente, além da melhora ou cura de sua doença?

Claro, conforme dito os lasers são muito menos traumáticos e melhoram muito a visão do paciente, como menos dor e otimizando assim o tratamento.

Sobre o fórum “Olhos para a Cidadania”, qual o foi o principal assunto abordado sobre a inclusão social de pessoas com deficiência ocular?

O principal assunto abordado foram as novas tecnologias bem como o que a cidade de São Paulo e o governo federal tem feito para os deficientes visuais. Nós contamos com a presença do Desembargador Ricardo Fonseca, o primeiro desembargador deficiente visual do país, que proferiu uma palestra muito construtiva respondendo os questionamentos de educadores dos deficientes visuais, assim como os próprios deficientes visuais em um encontro extremamente democrático realizado no evento.

Mais algum método importante e inovador foi discutido no evento?

Vários métodos inovadores como:

• Novas cirurgias de córnea;
• Novas cirurgias para plástica ocular;
• Novas técnicas para cirurgia de estrabismo.

Enfim todos as subespecialidades médicas foram abordadas nesse importante evento que abriu o calendário oftalmológico brasileiro, superando o número de inscritos e com uma qualidade técnica e cientifica extremamente elevada. Contribuindo ainda para o engrandecimento da oftalmologia brasileira.

• Seu nome

Seu Comentário