x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 12

Quarta-feira, 22 Fevereiro 2017

GUIA DE ENTREVISTAS

ENTREVISTA


O Dr. Raimundo Maciel conta como foi o Congresso Norte/Nordeste de Oftalmologia em Sergipe

O Congresso atingiu as expectativas da organização?

Sim. Apesar de ser um ano com três Congressos Oftalmológicos no Nordeste (em setembro tem Prevenção da cegueira em Salvador e, em maio, Natal sediará o Internacional de Catara e Cirurgia refrativa), mais de 800 Colegas e 40 Empresas Parceiras atenderam ao nosso chamado, e vieram rever amigos e dar o testemunho pessoal à Capital Nordestina da Qualidade de Vida.

Quantos estados compareceram ao congresso para palestras e discussões?

Quase todos Estados Brasileiros se fizeram presente.

O evento discutiu atualidades em oftalmologia, incluindo as mais comuns doenças oculares. Quais foram as principais discussões para a evolução da oftalmologia?

O diagnóstico e tratamento facilitado para as retinopatia é uma grande discussão. A prevenção e tratamento do Glaucoma é sempre um assunto palpitante.
A Cirurgia de Catarata com sua evolução tecnológica, entusiasma os colegas mais idosos e apaixonas os Residentes.
A Cirurgia Refrativa, a Contactologia também, têm destaque em nossas discussões.

Quanto a um assunto específico, qual você aponta como o de maior interesse para a oftalmologia geral atualmente?

A Prevenção de Cegueira CAUSADA por Glaucoma, Retinopatia diabética, degeneração macular relacionada a idade e catarata são os temas de nosso maior interesse.

Qual (is) palestra (s) você incluiria como a (s) mais inovadora (s) e interessante (s) dentro das palestras propostas?

Foram discutidas novas terapias no transplante de córnea, inovação em lentes intraoculares para correção da Presbiopia e do Astigmatismo, novas terapias como o Crosslinking para ceratocone, inovações tecnológicas na cirurgia vitre-retiniana, avanços na indicação da cirurgia refrativa, entre outros temas relevantes.

Sendo que, dentro dos temários, estava “lentes de contato”, e doenças comuns e conhecidas popularmente, algum assunto poderia ser voltado para leigos?

Sim. como citei anteriormente, a prevenção de glaucoma e de retinopatias.
Precisamos conscientizar o povo de que adaptar Lentes de Contato é Ato Médico, pois muita gente compra lentes por internet, e o que é pior, não sabem distinguir um Médico de um Charlatão (os Optometristas que, geralmente, atendem em óticas e são meros Mercantilistas) que poem em risco a saúde ocular de nossa gente.

O que foi mais abordado dentro do II Congresso Norte Nordeste da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (SOBLEC) e o II Simpósio Norte Nordeste da Sociedade Brasileira de Administração Oftalmológica (SBAO)?

A SOBLEC está preocupada em qualificar e reciclar os médicos, ajudando-os na gratificante missão de cuidar da Saúde Ocular.
A SBAO, como de costume, penetra nos meandros de uma Administração voltada para a excelência de um atendimento de qualidade.

Qual foi o retorno dos médicos em relação ao congresso?

Tivemos a grata satisfação do dever cumprido, quando recebemos vários emails , ou manifestações pessoais, congratulando-nos pela logística da organização, pelo excelente conteúdo científico das palestras com palestrantes, pelos cuidados com a parte social e recreativa, e principalmente pelo carinho sergipano da receptividade.

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011