x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

09 h 46

Quarta-feira, 26 Julho 2017

GUIA DE ENTREVISTAS

ENTREVISTA


As inscrições do XIV Congresso Internacional da SBO estão abertas com grandes descontos em abril! Veja entrevista com Mário Motta, presidente da SBO.

O que o XIV Congresso Internacional da SBO traz de expectativa para os médicos inscritos?

Novos conhecimentos e perspectivas para melhorar a qualidade de atendimento oftalmológico à população. Com médicos mais bem preparados e dispondo de melhores equipamentos, é possível resolver situações que até algum tempo atrás eram muito difíceis ou impossíveis de solucionar. É claro que sempre haverá casos ainda sem solução, mas a cada dia novas estratégias são desenvolvidas. Infelizmente no setor de saúde pública as melhorias demoram muito mais a serem aplicadas por falta de investimentos e manutenção de equipamentos, bem como e incentivo aos profissionais da área.

Quantas inscrições são esperadas pela organização?

Entre 1500 e 2000.

Quais delegações internacionais já estão inscritas no congresso? O que elas trarão de assunto?

Estão confirmadas as seguintes delegações:
França- Drs. Béatrice Cochener, presidente da Sociedade Francesa de Oftamologia, Thanh Hoang-Xuan, secretário, e Jean-François Korobelnik.
Portugal- Drs. Antonio Travassos, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Rufino Silva e Susana Teixeira.
Argentina- José Pablo Aldecoa e Susana Gamio
Paraguai- Augustín Carrón e Walter Martínez Gill, ex-presidente da Sociedade Paraguaia de Oftalmologia.
As delegações da Espanha e da Itália ainda dependem de confirmação dos nomes, assim como a possível presença de oftalmologistas norte-americanos.
Entre os assuntos tratados destacam-se as inovações para o transplante de córnea utilizando-se o laser de femto-segundo (femtosecond). Retina, catarata e cirurgia refrativa também serão apresentados com destaque pelos convidados internacionais.

O tema do congresso esse ano é o “olho míope”. Quais serão os principais assuntos abordados para a evolução da medicina quanto à oftalmologia?

A miopia atinge mais de 35% da população ocidental, mas felizmente a maioria dos casos em graus baixos. Abordaremos desde a conceituação e causas da miopia, até os tratamentos mais modernos que incluem novas lentes para óculos e lentes de contato, técnicas de cirurgia da miopia e, também, a associação entre miopia e outros problemas oculares ou de saúde geral.

Quanto à miopia, em que casos é recomendável que se faça cirurgia?

A correção cirúrgica da miopia deve ser considerada como uma opção na abordagem da miopia, pois os recursos de óculos e lentes de contato fornecem excelente visão aos míopes. Devemos individualizar cada caso, pois o que pode corresponder à indicação cirúrgica para uma pessoa, muitas vezes não se aplica a outras. Fatores como tipo de atividade, intolerância a óculos ou lentes de contato, concomitância de doenças oculares ou sistêmicas, alergias, etc. podem influenciar na decisão de indicar ou não determinado procedimento. Como regra geral, podemos dizer que a correção cirúrgica com laser, que é a técnica mais usada, pode ser aplicada em pessoas acima dos 21 a 22 anos, cuja miopia tem se mantido estável nos últimos 2 a 3 anos, e com graus entre 1,5 a 8 dioptrias de miopia. Insisto mais uma vez que cada caso deve ser avaliado individualmente e que a maioria dos míopes não necessita ser submetido à cirurgia.

Quais são os riscos de uma cirurgia para corrigir a miopia?

Toda cirurgia, oftalmológica ou não, pode ocasionar resultados fora do esperado ou ter complicações, mesmo quando bem programadas e executadas. A opacificação da córnea, por cicatrização anômala, e a infecção pós- operatória são duas complicações bastante desagradáveis e que podem ocasionar perda visual para o míope. Os pacientes que se submetem a qualquer procedimento cirúrgico devem estar cientes de que existem riscos, embora na grande maioria dos casos os resultados sejam muito bons.

Sendo um tema oftalmológico tão conhecido popularmente, algum assunto do congresso pode ser voltado para leigos?

O congresso é voltado para médicos oftalmologistas, residentes da especialidade e estudantes de medicina com interesse no assunto, que irão aplicar os conhecimentos adquiridos nos seus pacientes.

As inscrições já estão abertas? Até quando ficarão disponíveis?

Sim, até o primeiro dia do Congresso (01/07/2010). As inscrições já podem ser feitas on-line pela secretaria executiva no site www.interevent.com.br Maiores informações também pelo site da SBO: www.sboportal.org.br

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011