x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

10 h 54

Sexta-feira, 24 Março 2017

GUIA DE ENTREVISTAS

ENTREVISTA


Cosméticos e problemas oculares: O Dr. Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, nos explica os problemas que a maquiagem pode acarretar ao olhos.

1) Foi presenciado na mídia o caso de uma jovem japonesa que desenvolveu cálculo ocular (pedra nos olhos) devido ao uso excessivo de maquiagem. O que é cálculo ocular, ou, 'ter pedra nos olhos'?

R: É causar uma 'blefarite'. Quando as pálpebras inflamam, é uma calcificação dentro das pálpebras, algo dentro delas que concressiona, calcifica. Assim, elas ficam inflamadas.

2) Como essa doença é desenvolvida por cosméticos?

R: O cosmético vai se acumulando e inflamando as pálpebras. A acumulação de maquiagem, cosméticos é o que calcifica dentro das pálpebras.

3) Que problemas ela acarreta, e qual tratamento para a cura?

R: Desconforto, inchaço, dores...não acarreta nada de grave. Mas para cura é preciso parar de usar maquiagem por um tempo, e depois se adequar. Ou seja, se demaquilar direito. Não dormir com resquícios de maquiagem e cosméticos e sempre lavar corretamente.

4) Quais outros problemas oculares podem ser desenvolvidos pelo uso exagerado de maquiagem?

R: Depende do perfil da pessoa acarreta, ou não. Mulheres que tem o olho seco, por exemplo, acabam tendo irritação. E podem chegar a conjuntivite alérgica, que é uma conjuntivite constante, ou até mesmo tóxica.

5) Podem haver consequências irremediáveis?

R: Não. Isso não acontece não. O máximo é uma conjuntivite, o que é remediável.

6) Então, pode-se dizer que a matéria sobre a jovem japonesa foi meio exagerada?

R: Foi meio exagerada, sim! Não era necessário fazer uma matéria internacional sobre aquilo. Mas, por outro lado, foi bom para o pessoal ser mais comedido. Fazer a demaquilagem corretamente, lavar e não dormir com cosméticos. Outras coisas podem ser prejudiciais, como lentes de contato. Se dormirmos com elas prejudicará também. Mas, creio que essa matéria foi para alertar modelos e pessoas que trabalham numa área de beleza. Aquela japonesa era modelo, e se uma modelo estiver com pedra nos olhos, não poderá trabalhar.

7) Existem tipos e marcas específicas de maquiagem e cosméticos mais prejudiciais?

R: Não. Independente da qualidade ou marca da maquiagem, se não demaquilar corretamente irá prejudicar igualmente.

8) Validade são influenciáveis para problemas oculares?

R: Nesse caso sim. Com o prazo vencido é mais prejudicial. E não apenas a validade, mas o compartilhamento também pode acarretar problemas.

9) Quando desenvolvida uma doença, como cálculo ocular, e essa não ser tratada, o que pode acarretar a saúde ocular?

R: Algum PH distinto pode alterar. A pessoa tem que moderar o uso e retirar a maquiagem.

10) Quais as recomendações devem ser feitas para o uso de cosméticos não prejudicar os olhos?

R: Usar moderadamente, tomar os cuidados necessários na hora de retirar o cosmético, nunca dormir sem lavar muito bem o rosto e a região dos olhos. Tomando esses cuidados, não haverá problemas.

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011