x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

04 h 30

Quinta-feira, 24 Outubro 2019

GUIA DE ENTREVISTAS

ENTREVISTA


Cirurgia refrativa no Brasil

Qual é o perfil da prática da cirurgia refrativa hoje no Brasil ?

No Brasil. completamos 21 anos de prática da cirurgia refrativa e agora atingiu a maturidade. Começamos com a ceratotomia radial. depois evoluímos com as fotoablativas (PRK e Lasik) e agora temos outras tecnologias incorporadas. como as lensectomias. novas LIOs e foi dado um arsenal terapêutico enorme ao cirurgião refrativo no Brasil. Por nós não termos restrições legislativas impostas aos norte-americanos. por exemplo. nós passamos a ter uma posição de destaque em todo o mundo. A técnica de não suturar o flap é brasileira. muitas tecnologias incisionais tiveram uma contribuição de oftalmologistas brasileiros. No aspecto científico. a cirurgia está no seu melhor momento. O desagradável disso tudo é que apesar de toda a qualidade dessa cirurgia aplicada no Brasil. a remuneração para o médico é cada vez menor. isso causa um certo desestímulo para se fazer esse procedimento e a questão que se coloca é: será que a cirurgia refrativa continuar despertando médicos que queiram fazer essa prática.

Quais são os problemas mais comuns que a prática da cirurgia refrativa pode trazer para o médico quanto à insatisfação dos pacientes diante de tal procedimento ?

O que é muito preocupante é que a cirurgia refrativa não está sendo considerada como uma cirurgia de meio. mas de fim. tal qual a cirurgia plástica. Isso faz com que os riscos legais envolvidos na cirurgia refrativa sejam maiores que outros procedimentos oftalmológicos. É uma intervenção eletiva. uma alternativa que o paciente escolheu assim como usar óculos ou lentes de contato. Por isso. cabe ao cirurgião identificar se o paciente tem indicação ou contra-indicação. fazer o planejamento para reduzir riscos. usar os recursos disponíveis e tratá-lo. se houver alguma complicação. Antes da cirurgia. é obrigação do cirurgião dar todos os esclarecimentos. inclusive os riscos e benefícios. como preconiza a SBO. e também fazer com que o paciente assine um termo de ciência do ato cirúrgico.

Como o senhor avalia a relação atual dos planos de saúde com a cirurgia refrativa no Brasil ?

Existem dois aspectos absolutamente distintos de oftalmologistas que fazem a cirurgia refrativa. Primeiro. existem os cirurgiões que não são donos de centrais de Excimer Laser. onde a remuneração em honorário médico é ridícula e não há interesse em ter convênios médicos. Já os empresários médicos. que são donos de centrais com milhares de dólares investidos e a um custo mensal entre 20 e 30 mil reais de manutenção têm interesse por fazer um maior volume de cirurgias e inclusive ter convênios. Como a população é jovem e se os planos forem pagar todas as cirurgias refrativas. esses quebrariam e além disso em lugar nenhum do mundo a cirurgia refrativa é coberta por planos de saúde. Na minha opinião pessoal (que não é a da SBCR). os planos de saúde não deveriam cobrir a cirurgia refrativa. ou poderiam pagarem somente um valor estipulado e o que passar disso ficaria por conta do paciente. Deveria haver uma maneira melhor dos cirurgiões estabelecerem valores dignos e não preços muito elevados. Temos que atentar também para o tempo de experiência do médico especialista em cirurgia refrativa. o tipo e a geração do equipamento utilizado entre outras variáveis. Os pacientes muitas vezes não sabem disso. muitos planos de saúde não observam isso e pressionam os preços para baixo. Essa relação entre os oftalmologistas e os planos de saúde é meio conflituosa ainda.

No atual momento. que expectativas o senhor aponta para a cirurgia refrativa e quais os principais desafios da técnica ?

Hoje estamos no limiar de alguma coisa que vai mudar muito. com novos equipamentos que podem corrigir distorções óticas que até então não eram nem detectadas. Atualmente não queremos só corrigir a miopia. hipermetropia e o astigmatismo. Queremos corrigir isso e mais as distorções óticas das estruturas oculares. Os olhos têm uma capacidade muito maior de enxergar o que nós enxergamos. Nós queremos fazer com que os olhos vejam tudo o que é capaz. Nesse ponto. a cirurgia refrativa pode fazer com que chegamos lá e a expectativa. em termos de segurança e efetividade da visão. é fantástica e isso é um fato que está acontecendo no presente.

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011