x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

18 h 23

Segunda-feira, 22 Maio 2017

GUIA DE ENTREVISTAS

ENTREVISTA


Oftalmologia social

Como são desenvolvidos seus projetos em oftalmologia no interior do Estado de Alagoas ?

No começo era solitário. Foi um grande desafio para mim, mas depois chegaram outros três colegas que trouxeram o conforto da companhia. Cada vez mais tenho certeza de que quero continuar no interior e desenvolver outros projetos. As pessoas da cidade tinham medo, achavam que eu usaria o interior como trampolim para outros lugares.

Quais são seus projetos atuais ?

Estou num momento da minha vida profissional e pessoal onde tenho pensado no outro, no carente. Tenho pensado em construir um consultório móvel, um ônibus talvez, onde possa sair por aí, ir a lugares distantes onde o atendimento de qualidade não chega. Tem ainda um projeto que gostaria de desenvolver com os índios. Nós temos uma grande dívida com eles e acho que fazendo um trabalho na área de saúde estaríamos devolvendo parte do que nós tiramos deles. Falo saúde porque na anamnese sempre descobrimos outras coisas fora a área de oftalmologia. Nesse projeto eu conto com os colegas que trabalham comigo e com a ajuda da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).

A senhora também pretende fazer transplantes de córneas ?

É verdade. Pretendo montar um banco de olhos e o desafio nesse caso é conscientizar a população sobre as doações, porque a técnica nós dominamos. Como conheço bem Palmeira dos Índios (pequena cidade do interior alagoano), acredito que não vai ser difícil conscientizar a população.

Que considerações a senhora poderia fazer a respeito das campanhas nacionais para a visão, como a de catarata, por exemplo ?

Há uma preocupação muito grande em atingir números e isso compromete a qualidade do serviço oferecido. As pessoas carentes são as que mais precisam de assistência do médico no pós-operatório, e nesses casos de campanha não há tempo. Eu defendo a campanha de catarata, mas gostaria que ela permitisse um melhor acompanhamento do paciente.

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011