x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 18

Domingo, 25 Junho 2017

GUIA DE ENTREVISTAS

ENTREVISTA


Novas tendências para a plástica ocular

O que é a plástica ocular ?

É uma especialidade da oftalmologia que trabalha com as pálpebras, vias lacrimais e estética oftalmológica. Atua principalmente nas correções estéticas em pessoas com defeitos palpebrais e orbitários como, por exemplo, as crianças que nascem com pálpebra caída, lacrimejamento e outros distúrbios oculares. É uma área bastante cirúrgica, pois trata com qualquer tipo de trauma palpebral. Talvez seja a especialidade mais invasiva da oftalmologia.

Qual a principal preocupação nestas cirurgias ?

A preocupação principal é com o olho como um todo. Tudo isso tem muito a ver com a correção, por exemplo, um paciente de 40 anos que mostra excesso de pálpebras, antes de decidirmos pela cirurgia de correção, precisamos analisar se os olhos estão normais ou se têm algum problema como olho seco. Não dá para pensar só na parte estética. Antes de oftalmologista plástico somos oftalmologistas e temos que enxergar o olho como um todo e a pálpebra como um anexo deste olho.

Como está a procura pelos oftalmologistas plásticos ?

Cada vez mais crescente. Os colegas estão se conscientizando da necessidade de se encaminhar os pacientes para um especialista da área. Os profissionais que não se identificam com a especialidade sabem que os que atuam na especialidade são dedicados e estudiosos do assunto.

A especialidade vem crescendo bastante ?

Crescendo muito. Dentro da oftalmologia, já existe a Sociedade Brasileira de Plástica Ocular, que atua ativamente nos principais eventos da classe. Estamos estudando a realização de Congressos particulares da especialidade para uma maior difusão e troca de experiências científicas. Nos Estados Unidos, já é um segmento concretizado.

Como a especialidade se encaixa em um evento como este, destinado, principalmente, à prevenção?

Em todos os congressos os temas da oftalmologia são inter-relacionados. Neste ponto trabalhamos no direcionamento e orientação para evitar complicações na saúde ocular advindas de traumas ou outros distúrbios oculares. Se um paciente tem uma obstrução na via lacrimal, tem secreção e isso pode atrapalhar uma cirurgia de catarata, por exemplo, primeiro corrige-se o problema e depois se faz a cirurgia. Além disso, estes problemas podem causar graves infecções. Este é o nosso trabalho preventivo.

A especialidade atua também na plástica estética?

Nestes casos atuamos em interação com os dermatologistas. Existe, por exemplo, um peeling químico da oftalmologia que retira os "pés de galinha" e melhora a expressão das pessoas dando aspecto mais natural para a pálpebra sem qualquer corte. Essas técnicas estão se difundindo bastante entre os homens que têm medo de retirar bolsas de gordura, pois não existem cortes. O peeling é feito com ácidos preparados para uso interno. A pele fica mais bonita por fora e sem gordura por dentro.

É aplicada a toxina butolínica também?

A toxina é bastante usada, principalmente nos "pés de galinha", que são rugas no músculo orbicular. Este músculo é dinâmico e só melhora com a aplicação da toxina butolínica. Ela age paralisando o músculo e a pessoa fica com aspecto mais jovial. Os result

A plástica ocular é muito procurada para cirurgias plásticas?

Com a banalização total das cirurgias plásticas, as pessoas estão procurando profissionais sem técnica. Após uma cirurgia mal feita, o paciente nos procura reclamando de dores nos olhos, lacrimejamento e até mesmo ulcera de córnea. Em alguns casos temos que elevar a bochecha (por dentro sem deixar cicatrizes) para trazer mais conforto para o olho.

Por que isto acontece?

Com a banalização total das cirurgias plásticas, as pessoas estão procurando profissionais sem técnica. Após uma cirurgia mal feita, o paciente nos procura reclamando de dores nos olhos, lacrimejamento e até mesmo ulcera de córnea. Em alguns casos temos que elevar a bochecha (por dentro sem deixar cicatrizes) para trazer mais conforto para o olho.

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011