x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

12 h 34

Quarta-feira, 23 08 2017

GUIA DE ENTREVISTAS

ENTREVISTA


Oftalmologia brasileira: um exemplo a ser seguido

Qual a importância deste Congresso para a América Latina ?

Acho muito importante a organização de eventos que tem o objetivo de prevenir a cegueira, já que mais de 80% da população latino-americana não tem acesso à oftalmologia. Neste contexto, o Brasil está melhor, principalmente, porque tem o apoio do governo, por meio do SUS e isso valoriza a classe dos oftalmologistas.

Como o senhor vê essas parcerias ?

O mais importante para nós é fazer com estes mecanismos consigam conciliar os interesses de todos para que todos ganhem: os médicos, os pacientes e o governo, que economiza com a prevenção. Também temos que lutar para que a tecnologia adequada chegue a todos os cantos, não apenas para os mais afortunados.

Esse congresso está conseguindo isso ?

Acho que é mais um ponto de partida. Além de apresentar as mais recentes conquistas da tecnologia promove um intercâmbio visando direcionar as estratégias para alcançar o maior número de pessoas com as suas ações.

Esses programas podem ser implantados em seu país ?

O Paraguai tem 130 oftalmologistas e uma população de cinco milhões de habitantes. Nós temos um programa de saúde que não contempla a saúde ocular. Como temos muitos problemas de saúde, o governo parte do pressuposto que é mais importante salvar vidas do que salvar vistas. Somente cerca de 30% da população procura por atendimento oftalmológico e o nosso desafio é aumentar esse índice.

A experiência do Brasil pode servir de exemplo para outros países, como o Paraguai ?

A oftalmologia brasileira já é exemplo para a América Latina. Um país que em quatro ou cinco anos quadruplicou o número de cirurgias de catarata tem que servir de exemplo. Vejo também que o Brasil se preocupa agora com a qualidade das cirurgias. Esta é uma situação que merece um esforço ainda maior, pois se os níveis qualitativos da cirurgia caírem provavelmente o número de cirurgias poderão sofrer um queda também.

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011