x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

07 h 20

Sábado, 24 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


04/11/2006

9º Congresso de Oftalmologia da USP mostra à sociedade o alto nível da medicina oftalmológica brasileira


O 9º Congresso de Oftalmologia e o 8º Congresso de Auxiliar de Oftalmologia da USP, que aconteceram de 24 a 26 de novembro de 2006 no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, disponibilizaram aos cerca de 2,5 mil participantes conhecimentos e produtos de última geração, cujo principal objetivo é melhorar a saúde ocular da população.

Nos três dias de evento, ocorreram dezenas de palestras, simpósios e debates. Profissionais de todo o País trocaram experiências e aprimoraram conhecimentos junto a médicos oftalmologistas renomados, sob organização da Clínica Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, do Hospital das Clínicas — considerada um centro de referência oftalmológica no país e no mundo.

Os congressos abrangeram todas as subespecialidades da Oftalmologia , trazendo tendências, novidades e proporcionando reciclagem, atualização e debates de alto nível. Confira abaixo alguns temas que foram destaque neste ano:

Olho Seco

As questões sobre diagnóstico e tratamento terapêutico ou cirúrgico desse mal causado principalmente pela poluição das grandes cidades e pelo excessivo uso do microcomputador foram tratadas sob a coordenação do oftalmologista Newton Kara José, Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Sabe-se que aproximadamente 25% da população é atingida por essa doença dos novos tempos, que também tem origem no envelhecimento, na pós-menopausa, em medicações antidepressivas e anti-hipertensivas, diabetes, estresse e ar condicionado.

DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade)

Sob coordenação do oftalmologista Dr. Walter Y. Takahashi, Presidente do 9º Congresso de Oftalmologia da USP e Chefe do Setor de Retina da Clínica de Oftalmologia da USP, foram abordados, dentre outros pontos, os novos tratamentos para a DMRI que chegaram ao Brasil este ano. Trata-se de medicações como o Macugem, injetáveis nos olhos em procedimentos feitos pelo Oftalmologista em consultório. Esta nova modalidade de tratamento da DMRI dispensa o uso da terapia fotodinâmica e tem alcançado bons resultados.

Simpósio de Glaucoma no 9º Congresso de Oftalmologia da USP

Neste ano, questões relevantes ao diagnóstico e tratamento do Glaucoma, doença que gera aumento da pressão dos olhos e se não tratada pode levar à cegueira, tiveram espaço especial dentro do 9º Congresso de Oftalmologia da USP: o Simpósio de Glaucoma USP/SLAG, realizado entre a Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Sociedade Latino Americana de Glaucoma foi uma rica oportunidade de troca de conhecimentos entre estas duas entidades de excelência.

No Simpósio, foram promovidos debates bastante dinâmicos e interativos com o objetivo de instigar uma reflexão aos participantes sobre quais as melhores decisões a serem tomadas, de acordo com o quadro clínico e situação financeira do paciente, por exemplo.

O diagnóstico do glaucoma infantil teve entre seus coordenadores o oftalmologista Alberto Betinjane, Professor Associado e Livre Docente da Faculdade de Medicina da USP e Chefe do Setor de Glaucoma Infantil da Clínica de Oftalmologia da USP.

Já o tratamento do Glaucoma e a questão dos implantes para glaucoma tiveram como coordenador o oftalmologista Remo Susanna Junior, Presidente da Sociedade Latino-Americana de Glaucoma, da Sociedade Pan-americana de Glaucoma e Chefe do Serviço de Glaucoma da Clínica de Oftalmologia da USP.

Ainda, fora do simpósio mas como partes em destaque no 9º Congresso de Oftalmologia, tivemos:

Na parte de Cirurgia de Catarata, que teve entre seus coordenadores o oftalmologista Dr. Newton Kara Jr., da Clínica de Oftalmologia da USP, foram apresentados aos participantes procedimentos pré e pós-operatórios. Um dos temas foi a utilização ou não de antibióticos nos cuidados que antecedem a cirurgia.

Visão Sub-Normal: as questões relativas à VSN ou Baixa Visão foram temas coordenados pelo oftalmologista Dr. Marcos Wilson Sampaio, Chefe do Setor de Visão Sub-Normal da Clínica de Oftalmologia da Universidade de São Paulo.

Plástica Ocular: em dois anos, o número de cirurgias de remoção do tumor de pálpebra dobrou na Clínica de Oftalmologia da USP, Hospital das Clínicas. Os avanços nas técnicas de remoção cirúrgica destes tumores, bem como a utilização estética da plástica ocular foram temas tratados no 9º Congresso de Oftalmologia da USP sob a coordenação da oftalmologista Susana Matayoshi, Chefe do Setor de Plástica Ocular da Clínica de Oftalmologia da USP.

Lentes de Contato: os cuidados relativos aos exames, à prescrição e ao acompanhamento de diversos tipos de pacientes que desejam usar lentes de contato foram temas tratados pela oftalmologista Dra. Regina Noma, responsável pelo setor de Lentes de Contato da Clínica de Oftalmologia da USP.

Georgia Fajuri

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011