x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

02 h 19

Terça-feira, 30 Maio 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


05/12/2006

Mais de 56 % dos Portugueses tem falta de visão


Mais de 59% dos Portugueses tem problemas de visão e mais de 20% nunca consultou um oftalmologista. Os índices revelados por um estudo efectuado pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, em parceria com a Transitions Optical. “No futuro, a medicina preventiva tenderá a substituir a correctiva”, considerou a oradora Isabel Ritto, médica oftalmologista.

O estudo feito a quase oito milhões de Portugueses indica que 35% não sabe identificar as causas para o aparecimento de problemas visuais e 54% não sabe sequer o que são os raios UV. Segundo o estudo, há dois factores que os Portugueses têm em conta na hora de escolher um par de óculos de sol: a moda e a saúde. O modelo tem de ser bonito e de marca e é escolhido pelo utilizador para proteger os olhos da claridade e dos raios solares.

“O dilema entre moda e saúde deveria ser apagado”, afirmou Isabel Ritto, “Por vezes, as pessoas preferem óculos mais estéticos do que oftálmicos. Se a população não tivesse aversão aos óculos, os problemas visuais seriam evitados”, explicou. A miopia é o problema visual com maior incidência na população Portuguesa, com 43,6%. Ainda segundo o mesmo estudo, 23,5% dos Portugueses apontou a televisão, o computador e a leitura como principais causas para o aparecimento da miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Para prevenir o aparecimento deste tipo de problemas, Isabel Ritto aconselhou “corrigir o erro de refracção e não passar muito tempo entregue a estas actividade”. Mais especificamente, aconselhou a estar num local com a iluminação adequada e a pestanejar frequentemente” quando realizar estas tarefa.

Revista VER - Portaloptico.com

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011