x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

21 h 07

Domingo, 28 Maio 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


19/12/2006

Centro de oftalmologia popõe integração entre especialistas para cegueira


Encaminhamento de pacientes para exames oftalmológicos é fundamental para o diagnóstico precoce de males que podem causar a perda da visão

Trauma, má alimentação, menopausa e, principalmente, diabetes estão entre os fatores que podem ocasionar problemas na visão. Por isso, a integração das diversas especialidades médicas com a oftalmologia é fundamental para que fatores de risco sejam detectados e os males sejam diagnosticados precocemente, viabilizando o sucesso dos tratamentos. O treinamento de médicos de diversas especialidades é um dos objetivos do Projeto de Integração promovido pelo HOSP - Hospital de Olhos de São Paulo –, uma das mais conceituadas instituições especializadas em Oftalmologia do país e uma referência nos tratamentos das patologias relacionadas à retina. “Hoje em dia, os médicos clínicos gerais, por exemplo, raramente encaminham seus pacientes ao oftalmologista para realizar o exame de fundo de olho periodicamente. Com isso, os pacientes costumam procurar o especialista somente quando a sua visão já está comprometida”, analisa o Dr. Jorge Mitre, presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, diretor e um dos fundadores do HOSP.

O Projeto de Integração prevê o estreitamento dos relacionamentos entre oftalmologistas e as outras especialidades médicas, como cardiologia, nefrologia, endocrinologia e clínica médica, através da participação dos profissionais do HOSP em congressos específicos dessas áreas, aulas básicas sobre oftalmologia em DVD e a promoção de palestras sobre Diabetes Ocular para médicos de outras áreas na sede do HOSP e em congressos de oftalmologia.

Pólo de Referência em Oftalmologia

Fundado e dirigido pelo doutor Jorge Mitre, atual presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, O HOSP – Hospital de Olhos de São Paulo - conta com duas unidades, cirúrgica e de diagnósticos, e oferece atendimento em sub-especialidades como córnea, glaucoma, superfície ocular, estrabismo, catarata, tumores, plástica ocular e vias lacrimais.

O Hospital de Olhos de São Paulo é o único centro oftalmológico do Brasil que reúne clinica e hospital para tratamentos de alta complexidade como Descolamento de Retina em Diabetes, Terapia Fotodinâmica e injeções intraoculares de Anti-VEGF. Com isso, intervenções de emergência são agilizadas, incluindo internações e atendimento 24 horas. A instituição realiza grande número de transplantes de córnea e está iniciando serviço de braquiterapia para tumores intra-oculares.

O HOSP conta com um corpo clínico especializado, composto por cerca de 35 profissionais, dentre os quais vários mestres e doutores, e possui a mais alta tecnologia para exames e procedimentos cirúrgicos como Excimer laser próprio para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia. O HOSP atende aos segurados de 49 convênios de saúde, realizando 26 tipos de exames em 43 especialidades.

JORGE MITRE

Doutor em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina, Jorge Mitre é o atual Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), fundou e dirige o Hospital de Olhos de São Paulo – HOSP, uma das mais conceituadas instituições especializadas em Oftalmologia do país que, há quase 20 anos, é referência nos tratamentos das patologias relacionadas à retina.

Com passagens por instituições de renome internacional como Smith-Kettlewell Institute of Visual Sciences e Department of Visual Sciences of the University of the Pacific, em San Francisco, Califórnia, e Eye Research Institute of Retina Foundation, em Boston, Massachusetts, ambos nos Estados Unidos, Jorge Mitre é o médico responsável pelo Setor de Cirurgia do Vítreo e Orientador do Setor de Cirurgia de Vítreo-Retiniana do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Considerado uma sumidade na área de Retina e Vítreo, ele atua como Orientador e Professor do Setor de Cirurgia de Vítreo-Retiniana do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC. Além disso, é Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Ecografia em Oftalmologia, Membro Titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da American Society of Catarart and Refractive Surgery e da Academia Americana de Oftalmologia e Vítreos.

Conferencista internacional, Jorge Mitre também é autor de capítulos de vários livros e tem trabalhos publicados em revistas de Oftalmologia. Dentre as premiações conquistadas, vale destacar o I Prêmio Mediphacos – Synergetics de Oftalmologia e o Prêmio Alcon de Retina e Vítreo.

Hospital de Olhos de São Paulo

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011