x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

03 h 47

Quinta-feira, 25 Maio 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


22/12/2006

Estrabismo: a importância do rastreio


Quanto mais precocemente um estrabismo é tratado, menores são as sequelas que ficam para toda a vida.

"Nas crianças mais velhas, é difícil fazer a recuperação, a melhoria da acuidade visual é mais complicada e a criança terá mais dificuldade em aceitar o tratamento que será mais longo e de resultados mais incertos", alerta José Carlos Mesquita. O estrabismo tem duas componentes: a motora, do alinhamento, que pode ser corrigida numa fase mais avançada, e a sensorial, cuja recuperação só será viável se for precocemente tratada. Se o estrabismo não é tratado até aos 4/5 anos é muito complicado. A pessoa pode não ficar estrábica, mas com a função do olho muito reduzida. Por tudo isto, "é fundamental detectar precocemente e fazer a correcção do estrabismo, não só para permitir a melhoria da acuidade visual, como inclusive para melhorar o rendimento escolar das crianças. Em muitos casos, o défice visual é o motivo do insucesso escolar", avisa o especialista, continuando:

"É por isso que eu julgo que a ambliopia é um problema social, de saúde pública e que podia ser minorado se houvesse programas de rastreio precoces, no sentido de despistar e tratar estes casos que não advêm de lesões orgânicas." Para este especialista, "em crianças que não manifestam problemas de visão, mas que podem tê-los, os rastreios devem ser feitos por volta dos três anos, porque nesta idade já colabora na determinação da acuidade visual com bonecos ou símbolos. Além disso, ainda é possível tratar com êxito as sequelas que possam aparecer."

Segundo afiança José Carlos Mesquita, "hoje, a maioria dos pediatras estão sensibilizados para o problema e mandam as crianças aos oftalmologistas. Já os médicos de família não têm este hábito de enviarem as crianças para o rastreio visual. Por isso, tem de haver maior sensibilização junto dos médicos de família e mais facilidade no acesso à consulta de Oftalmologia Pediátrica".

Agencias - Portaloptico.com

  • aAjMN38ge8mH - 26/06/2013

    Yb5jEEECp

    diz:Hola TatianaSaludos a ColombiaHace tiempo tuve la orantpuidod de ir a una reunif3n de estrabf3logos y oftlamopediatras a Colombia y se que alle1 podre1s encontrar en la gueda amarilla un buen estrabf3logo colombiano; quize1s en algfan hospital de gobierno puedan ayudarte si tienes alguna dificultad econf3mica; todo con la idea de que te operes.El estrabismo se manifiesta a veces de manera inconstante o variable, pero aun esta variedad de estrabismo puede operarse. El estrabismo se opera no solo por motivos este9ticos, sino que tal y como tu misma lo has notado, tiene implicaciones psicolf3gicas y funcionales.Si se pueden alinear tus ojos podredas tener una mejor cooperacif3n visual y estoy seguro de que te sentire1s mucho mejor con tus ojos alineados.Desde luego que la cirugeda de estrabismo no es para corregir problemas de graduacif3n, sino para alinear los ojos; pero una vez que te hayas operado, y ya alineados, estoy seguro de que sentire1s un cambio muy favorable en ti.Saludos.Espero te animes.Saludos.

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011