x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 37

Terça-feira, 24 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


22/12/2006

Prevenir para curar


Importância dos rastreios e da consulta de especialistas

A oftalmologia é uma das especialidades que tem um conjunto de patologias que, pela sua relevância na prevenção da cegueira, justifica que se implementem rastreios e se façam campanhas de informação e educação para a saúde. A Diabetes atinge mais de quinhentos mil portugueses provocando uma doença ocular que denominamos retinopatia diabética. Quanto mais cedo interviermos mais possibilidade existe de controlarmos a evolução da doença, utilizando terapêuticas como o laser e passando a exigir um melhor controlo do açúcar (glicemia) no sangue.

O glaucoma também chamado “ladrão silencioso”porque o doente perde a visão sem ter tido qualquer queixa prévia, é das patologias oftalmológicas que, por razões óbvias, mais justifica um rastreio da doença e consulta para diagnóstico. O doente começa por perder o campo visual em áreas nas quais não se apercebe. Só quando a visão central é atingida é que fica preocupado. Nesta altura já não é possível reverter a acuidade visual e o campo visual perdidos. Esta é uma doença normalmente associada a aumento da pressão intraocular, mas há situações em que a pressão é normal e, mesmo assim, há glaucoma.

A Degenerescência Macular da Idade (DMRI) atinge cerca de 300 mil cidadãos nacionais nas suas duas formas de apresentação, a exsudativa e a seca. Se em relação à forma seca a nossa capacidade de intervenção é limitada e passa pela divulgação de formas de vida saudáveis e utilização de antioxidantes para prevenir a evolução da doença, no que diz respeito à forma exsudativa temos actualmente meios terapêuticos que permitem conservar a visão e daí a importância de um diagnóstico o mais atempado possível. Os rastreios permitem detectar doentes com a forma seca e identificar factores de risco para a forma exsudativa, o que permitirá dar indicações aos doentes sobre como actuar quando determinados sintomas surgirem. Nestes casos a intervenção precoce para a obtenção de resultados é uma necessidade absoluta, até porque cada vez mais a possibilidade de intervenção é maior com os novos medicamentos que estão a surgir.

Agencias - Portaloptico.com

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011