x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

19 h 41

Terça-feira, 12 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


13/03/2007

Março: mês de prevenção contra a Degeneração Macular


Durante todo mês de março, a Academia Americana de Oftalmologia conscientiza a população sobre a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), alertando para o fato de ser uma doença incurável que leva à perda da visão central. Nos Estados Unidos, surgem 200 mil novos casos de DMRI ao ano. No Brasil, mesmo sem dados oficiais, devem surgir cerca de 100 mil.

A DMRI causa a perda da visão central, impossibilitando a pessoa de ler, escrever, assistir televisão ou até mesmo de realizar trabalhos manuais. A detecção precoce da doença ainda é o melhor método de evitar a perda de visão, diz Renato Neves, médico oftalmologista e diretor da rede Eye Care Oftalmologia.

A mácula é a região central da retina onde são definidas as formas, cores, rostos e também a leitura. E toda a retina tem origem no tecido nervoso, sendo que suas células não se regeneram nem se multiplicam. Ou seja, qualquer alteração que afete essas células pode significar perda de visão, diz o médico.

Segundo o especialista, o processo de envelhecimento, ao lado de fatores de risco como o fumo, doenças cardiovasculares, hereditariedade e exposição excessiva ao sol, faz com que as células da mácula se tornem menos eficientes. Além do check up anual da visão, a incorporação de hábitos saudáveis é uma grande aliada na prevenção da DMRI. Seguir uma dieta balanceada, rica em peixes, vegetais e frutas, controlar a pressão sangüínea e parar de fumar são verdadeiras ações de combate à doença.

Assessoria imprensa EYE CARE OFTALMOLOGIA

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011