x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

06 h 40

Terça-feira, 12 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


19/07/2007

Pesquisa Realizada pela USP ressalta os danos provocados pela automedicação em pacientes oftalmológicos

O Brasil é um país rico em crenças populares, e muitas delas, ainda hoje, estão presentes em várias situações relacionadas ao tratamento oftalmológico. Um estudo realizado recentemente pela Faculdade de Medicina da USP detectou que 29, 4% dos pacientes atendidos no P.S de Oftalmologia do Hospital das Clínicas em SP, afirmaram ter usado algum tipo de produto caseiro nos olhos antes de procurar o atendimento especializado. 
 
As conseqüências de utilizar medicações disponíveis em casa ou produtos caseiros podem ser irreversíveis: "Nenhuma substância é inofensiva ao organismo. Estes 'medicamentos´ podem agravar o problema e, em alguns casos, até ocasionar cegueira ", afirma Dra Ruth Santo especialista no diagnóstico de doenças oftalmológicas.
 
Além postergar o atendimento especializado, a automedicação contribui para o agravamento do problema, comprometendo a eficácia do tratamento adequado. Segundo Dra Ruth Santo, hábitos considerados não ofensivos, como: lavar os olhos, ou aplicar compressas de chás, também são motivos de alerta. "A utilização dessas substâncias facilita a infecção por fungos, incluindo as úlceras de córnea por fungos, que causam danos oculares gravíssimos ".
 
Para compreender melhor o assunto e dividir experiências entre profissionais das diferentes regiões do país, a 6 o Edição Congresso de Reciclagem em Oftalmologia da USP que será realizado nos dias 27 e 28 de julho em São Paulo, criou um novo curso direcionado para esta temática tão pertinente em nossa cultura.
 
"A idéia do curso Mitos, Fatos e Falácias em Oftalmologia partiu do Prof. Newton Kara-José, professor titular da Clínica Oftalmológica, com objetivo de esclarecer alguns mitos da Oftalmologia, enraizados no cotidiano do brasileiro ", ressalta Dra Ruth Santo, que coordenará o curso.
 
O curso pretende discutir e levantar novas possibilidades de informar a população para que frente a um problema ocular, não tome medidas que possam acarretar danos irreversíveis ao olho. " A criação deste novo curso ressalta questões importantes relacionadas ao tema oficial de 2007: Diretrizes, Metas e Missão da Saúde Pública Ocular Brasileira". 
 
Neste ano, o Simpósio promovido pela USP direcionado aos profissionais das diversas áreas da saúde, pretende analisar os principais problemas oftalmológicos que afligem a população brasileira e a atual situação da política de Saúde Pública na área oftalmológica. A partir deste enfoque serão elaborados relatórios, propostas e a formação do Consenso USP 2007 que servirão de subsídio na elaboração de planos de saúde pública a fim de contemplar, de forma mais eficiente, a população necessitada. 

 


Maira Begalli

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011