x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

07 h 21

Terça-feira, 25 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


15/08/2007

Allergan promove Prêmio de Pesquisas, com foco na Prevenção da Cegueira pelo Glaucoma

Investigadores e suas respectivas instituições concorrerão juntos a 4 prêmios, num total de 24 mil dólares

O 1º Prêmio Latino-Americano de Oftalmologia é uma iniciativa pioneira da Allergan e tem como objetivo incentivar a produção científica na América Latina, para prevenção da cegueira pelo glaucoma na região.  Todos os trabalhos serão submetidos a uma comissão julgadora com representantes da Argentina, Brasil,Chile, Colômbia e México e os vencedores receberão 4 prêmios,num total de 24 mil dólares.
 
 As inscrições podem ser feitas pelo site www.premioallergan.com e o prazo de inscrição de trabalhos é de 30 de abril de 2007 a 31 de Janeiro de 2008.  Os temas definidos para este ano são o Diagnóstico do Glaucoma e Fatores de risco em Glaucoma. 

 Serão escolhidas duas pesquisas e suas respectivas instituições, em cada um dos dois temas propostos, num total de 4 premiações. O autor principal que vencer em 1º lugar em cada um dos temas receberá um prêmio de US$ 4.000,00 e à sua respectiva instituição será oferecido o mesmo valor.  Para o 2º lugar de cada um dos temas, tanto o autor principal quanto sua instituição serão premiados com o valor de US$ 2.000,00. Os quesitos avaliados para o Prêmio serão a contribuição clinica (40%), a originalidade (40%) e a discussão (20%).

Os dois autores primeiros colocados de cada tema serão premiados em Cerimônia a ser realizada no Congresso da ARVO em 2008 (Fort Lauderdale – Florida – EUA). O investigador definido principal de cada um dos 4 trabalhos premiados viajará com todas as despesas pagas, inclusive sua inscrição, pela Allergan para receber o prêmio em nome do grupo e da instituição que representa.

 Sobre o Glaucoma
 
PRESSÃO INTRA-OCULAR ALTA É UM DOS FATORES DE RISCO DO GLAUCOMA

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Glaucoma responde atualmente por 13% das causas de cegueira em todo o mundo

Incentivo a pesquisas e maior intercâmbio de informações entre especialistas e pacientes, somado à prevenção, são fatores capazes de mudar uma realidade detectada em pacientes com glaucoma. Segundo dados do Setor de Glaucoma da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), no Brasil 40% deles já chegam, em sua primeira consulta, apresentando cegueira em um dos olhos – o que caracteriza o estágio avançado da doença. 
 
Os fatores que mais contribuem para essa realidade são a falta de conhecimento sobre a doença, o que leva ao diagnóstico tardio, e o acesso precário ao atendimento primário.  “Iniciativas como o Prêmio Latino-Americano de Oftalmologia são muito bem vindas para colaborar na prevenção da cegueira pelo glaucoma na região”, analisa o professor doutor Paulo Augusto de Arruda Mello, Professor Adjunto do Depto. de Oftalmologia da UNIFESP e Coordenador da Comissão Julgadora do Prêmio.  Para ele, a conscientização dos pacientes e a multiplicação do alcance da mensagem de especialistas a respeito da importância do tratamento preventivo é a prioridade neste momento.
 
Glaucoma é uma condição ocular na qual há um aumento de pressão dentro do globo ocular devido à presença de fluido excessivo. A maior pressão pode danificar o principal nervo na parte de trás do olho (o nervo ótico), podendo levar à perda de visão e até mesmo à cegueira. Exames devem ser feitos periodicamente para verificação da pressão intra-ocular, do exame do nervo óptico e do campo visual. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a doença responde atualmente por 13% das causas de cegueira em todo o mundo. No Brasil, existem 900 mil glaucomatosos.

Sobre a Allergan

A criação do 1º Prêmio Allergan Latino-Americano de Oftalmologia é uma iniciativa pioneira da ALLERGAN, que apóia a produção científica na América Latina, reconhecendo seus pesquisadores e suas instituições.
 
A Allergan, desde 1950, dedica-se a satisfazer as necessidades médicas, desenvolvendo novas tecnologias e comercializando produtos inovadores para oftalmologia. A empresa incentiva os cientistas da América Latina na promoção de avanços científicos, que certamente trarão melhor qualidade de vida aos pacientes.

A Allergan, Inc., com sede em Irvine, Califórnia, é uma empresa global, conta com dois centros mundiais de pesquisa e desenvolvimento e três fábricas e é especializada na área farmacêutica e de equipamentos médicos e no desenvolvimento de tecnologia e comercialização de produtos inovadores para oftalmologia, neurociência, dermatologia médica, estética médica.  
 


Spoke Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011