x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

22 h 02

Quinta-feira, 17 08 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


13/09/2007

Córneo-escultura pode evitar transplante

Algumas indicações de transplante de córnea já podem ser substituídas por procedimentos menos complexos. O oftalmologista brasiliense Canrobert Oliveira desenvolveu a córneo-escultura e aperfeiçoou um método cirúrgico para correção de córneas com a associação de diferentes técnicas. O método e os resultados obtidos foram apresentados pelo médico do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), durante o XXXIV Congresso Brasileiro de Oftalmologia que se realizou até o dia 6 de setembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.
O procedimento consiste em tornar regular a curvatura de córneas que já sofreram alguma interferência externa, inclusive cirurgias para correção refrativa (miopia, astigmatismo, hipermetropia) e apresentam problemas que comprometem a qualidade da visão.
De acordo com Canrobert, o método foi desenvolvido para solucionar as irregularidades que se evidenciam em córneas afetadas por cirurgias e traumas como acidentes, por exemplo, os quais não têm condições de tratamento com os procedimentos convencionais da oftalmologia.

O domínio de Canrobert Oliveira sobre os métodos existentes para a solução dos problemas refrativos da visão o levou a desenvolver a córneo-escultura com a aplicação de técnicas relaxantes, fotoablativas (Excimer Laser), sutura e o novo sistema de correção por radiofreqüência. Canrobert é reconhecido pela contribuição prestada ao progresso técnico e científico da oftalmologia com o desenvolvimento da Técnica-C ou C-Proccedure para tratamento de astigmatismo altos e irregulares
Astigmatismo - Entre os benefícios ressaltados pelo médico aos pacientes que podem se submeter a córneo-escultura estão a “recuperação da anatomia da córnea com a correção do grau em ação simultânea”. Os casos mais indicados para aplicação do método, segundo Canrobert, são os de pacientes que apresentam astigmatismos irregulares. Contudo, adverte que esta terapia apesar de ser realizada com a máxima personalização, não se aplica indistintamente a todos os casos. “É necessária avaliação minuciosa das condições de cada paciente anteriormente”, frisa.O astigmatismo é uma deficiência visual citada entre as mais comuns, decorre da formação ovalada da córnea, o que leva seus portadores a enxergarem objetos distorcidos, tanto próximos como distantes.


Mundo Óptico

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011