x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

11 h 44

Domingo, 30 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


19/09/2007

Chegada da Primavera exige cuidados com os olhos

Especialista alerta que a estação das flores pode prejudicar a visão e dá dicas para ter olhos saudáveis o ano todo

 Cidade grande é sinônimo de progresso, poluição, trânsito intenso e muito trabalho com horas em frente ao computador. Soma-se a isso um dia de sol forte para se ter o cenário ideal para prejudicar o órgão que funciona como uma janela para o mundo: os olhos. ”Nos grandes centros, temos excesso de poluentes no ar que acabam irritando os olhos, deixando-os vermelhos e causando aquela sensação da presença de grãos de areia, coceira e até casos de alergia”, explica o Dr. Alfredo Tranjan, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e especialista em oftalmologia pela Associação Médica Brasileira.

  Pequenas mudanças no dia-a-dia podem fazer diferença como postura correta ao se sentar, cuidados com iluminação e até uma pausa para quem trabalha muito tempo em frente ao computador. “Pode parecer pouco, mas já ajuda a preservar a saúde dos olhos”, analisa Tranjan.

 O especialista alerta que a maioria das pessoas se preocupa com os cuidados a serem tomados com os olhos apenas no Verão, por se tratar de um período em que ocorrem muitos casos de conjuntivite. “Os problemas com os olhos não ocorrem somente durante o Verão. Nesse período de final do Inverno e início de Primavera, o pólen das flores fica em evidência fazendo com que aumente os casos alérgicos. Ou seja, temos que ter maior cuidado com esses ambientes, por exemplo”, alerta Tranjan.

“O que podemos fazer para evitar as doenças ou pelo menos diminuí-las é manter sempre as mãos bem limpas, evitando levá-las aos olhos. Outra forma de proteção para as pessoas que estão em constante contato com a poluição e com os raios solares, como os motoboys, é utilizar óculos escuros, de preferência àqueles com selo de proteção aos raios ultravioleta, além de utilizar colírios a base de lágrima artificial para lubrificar os olhos. Bom sono, não fumar, diminuir o stress, proteção contra o sol e uma dieta balanceada contendo uma gama de vitaminas e minerais soa elementos essenciais para uma boa visão e para manter os olhos saudáveis em crianças e adultos”, finaliza. 

 


Fran Press Assessoria de Imprensa

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011