x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 17

Domingo, 25 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


01/10/2007

Tecnologia a serviço da visão subnormal

Uma bengala e um cão-guia não são as únicas saídas para pessoas que têm visão subnormal. Recursos desenvolvidos pela indústria e adequados a cada caso conforme avaliação médica já são facilmente acessíveis à população e permitem ao portador de baixa qualidade de visão ganhos em qualidade de vida e fundamentalmente, independência.A visão subnormal é diagnosticada quando não tem condições de ser corrigida ou melhorada com tratamento cirúrgico ou utilização de óculos comuns.O ideal de visão de uma pessoa é, de acordo com os relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ângulo de 20/20. Com esse padrão, estudos mostram que a realidade torna-se acessível à população. Com um nível de acuidade visual de ângulo 20/60 ou ainda mais acentuado, a pessoa possui deficiência, mas ainda detém um resíduo de visão.

Resíduo - “Otimizar esse resíduo visual, tanto no adulto quanto na criança é a função dos recursos existentes atualmente para que o paciente possa assistir televisão, ler, estudar, embarcar no ônibus certo, preencher um cheque para realizar uma compra e, com isso, elevar muito seu ganho de vida”, relaciona a médica especialista no assunto do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Dorotéia Matsuura, que abordou o tema durante o XXXIV Congresso Brasileiro de Oftalmologia, no dia 5 de setembro no Centro de Convenções de Brasília.

Recursos - Entre os recursos existentes para aproveitar a visão restante de forma a lhe dar uma aplicação funcional foram desenvolvidos aparelhos como as tele-lupas, a lupas, os amplificadores de imagem e os óculos binoculares.A tele-lupa é um dispositivo óptico usado para melhorar a visão em ambientes quando a ação acontece à distância, como o caso de uma peça teatral, um filme no cinema ou na televisão.A lupa é aplicada sobre os objetos, especialmente para a leitura. O aparelho de amplificação de imagem é ideal para permitir que o paciente de visão subnormal consiga ser um usuário de computador, capacitado para ler textos no monitor. Conforme Dorotéia, o novo instrumento que tem se mostrado capaz de proporcionar maior conforto ao portador de visão subnormal atualmente são os óculos binoculares onde tele-lupas são adaptadas à armação.Mesmo com a utilização desses recursos, algumas ações a pessoa ainda continuará sem fazer como dirigir carros, pois não é permitido no Brasil. A médica conta, porém, que em 30 estados norte-americanos a legislação já assegura ao paciente de visão subnormal, desde que tratada pelos equipamentos, “aptidão para voltar a dirigir”.

Origem - A visão subnormal pode originar-se, por exemplo, em uma degeneração macular senil; em uma retinopatia diabética; em um glaucoma; em uma toxoplasmose; uma catarata congênita; uma retinose pigmentar, adquiridos ou de fundo genético.Especializada no tratamento desta patologia, a médica do HOB, diz que a visão subnormal sempre existiu e tem várias causas, mas vem aparecendo com maior freqüência atualmente em conseqüência do ganho de anos de vida e envelhecimento da população. “Então aparecem os problemas originados por conseqüência de outras doenças, são os casos adquiridos”, explica.

Observar - Quando é uma criança quem tem visão subnormal os pais podem identificar e procurar tratamento, pois entre outras evidências o portador desenvolve maneirismos, manias, espécie de tiques como bater com a mão na cabeça e esfregar os olhos, alerta a oftalmologista.


mundo óptico

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011