x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

14 h 38

Domingo, 23 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


18/10/2007

Simulador ajuda oftalmologistas a prever resultados de cirurgias

Software funciona como ferramenta auxiliar para cirurgias de miopia, hipermetropia e astigmatismo

Em pouco tempo, os oftalmologistas devem ganhar um grande aliado na previsão de resultados de cirurgias oculares. Com tecnologia 100% nacional, a Multicorpos, empresa incubada no ParqTec, em São Carlos (interior paulista), está desenvolvendo um simulador para análise de toda a estrutura do olho humano.

O programa permite, através de uma análise biomecâmica, detectar vários problemas antes da intervenção cirúrgica ocular, como deformações na córnea. “O simulador pode prever qual será a imagem projetada na retina após o procedimento cirúrgico. Ele indicará com fidelidade se um paciente pode ou não obter sucesso em determinado tipo de cirurgia. O programa pode indicar se um paciente está sujeito ao desenvolvimento de doenças oculares posteriores ou se o resultado não irá ficar dentro do esperado”, explica Marcelo Prado, pesquisador da Multicorpos.

Prado também revela que dois outros trunfos podem ser obtidos pela ação do simulador: o aprofundamento do estudo de doenças oculares como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo; e o desenvolvimento de anéis intra-corneanos (implantes) e de novas lentes de contato.

O projeto, intitulado “Desenvolvimento e implementação de um software para simulação de cirurgias oculares”, conta com financiamento da Fapesp. “Ele deve ser concluído até 2010, após cinco anos de estudos”, estima o Dr. Luís Alberto de Carvalho, da Wavetec, parceira da Multicorpos no projeto.

O trabalho do grupo do ParqTec é pioneiro na América Latina. O simulador deve ser colocado à prova na próxima etapa do projeto, junto ao Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sob supervisão dos pesquisadores Wallace Chamon, Paulo Schor e Augusto Paranhos.

 

 

 


Alexandre Milanetti

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011