x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

02 h 19

Segunda-feira, 11 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


22/10/2007

Oftalmologia da Unifesp reduz o número de vagas para residência

Em 2008, o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP será obrigado a reduzir em 25% o número de vagas para residência, em conseqüência da diminuição dramática do número de cirurgias de catarata realizadas no Hospital São Paulo, de 400 para 150/mês. Além de prejudicar os candidatos à residência, a decisão também atinge um grande número de pacientes. Dos mais de 2.000 que estão na fila aguardando por uma cirurgia de catarata, apenas 150 serão operados, por mês .
 
Segundo a professora titular e chefe do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, dra. Ana Luisa Höfling-Lima, para o aprendizado da especialidade se fazem necessários estrutura física, equipamentos médicos, professores, vontade de ensinar, didática, ética e um serviço em funcionamento, com massa crítica de pacientes. “Para manter a qualidade de ensino, somos obrigados a reduzir o número de bolsas. Nos programamos para 14, mas teremos que efetivar penas 10 vagas”, explica.
 
O ano de 2007 tem sido extremamente produtivo e feliz para o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP. Além de novos recursos, que possibilitaram o início da construção do novo prédio do Instituto da Visão e a  
remodelação do setor de cirurgia experimental e dos laboratórios, bem como a adição de novas ferramentas para transmissão do conhecimento e novo processo de avaliação do ensino, a produção científica do serviço foi contemplada com a nota máxima – 7 – pela´ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

“Estamos caminhando na contramão do momento. A Comissão Nacional de Residência Médica  
( COREME)  aumentou nosso número de bolsas, mas tivemos de recusar, e o que é pior, reduzir, em vista da atual situação”, conclui o Professor Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello, Supervisor do Programa de Residência Médica em Oftalmologia da UNIFESP.

 


Elenice Cruz

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011