x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

23 h 33

Sábado, 21 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


09/01/2008

Proteção dos olhos contra raios UV pode evitar doenças

Mesmo com tempo nublado, os cuidados são necessários, afirma oftalmologista
 
Apesar da previsão de que o verão de 2008 será marcado por dias mais chuvosos em algumas regiões do país, inclusive com tempo nublado e frentes frias, devido fenômeno La Niña, a proteção dos olhos contra os efeitos nocivos dos raios solares UVA e UVB é fundamental. Este é o alerta do oftalmologista Marcus Sáfady, consultor do Instituto Varilux da Visão, entidade que realiza trabalhos sociais em comunidades carentes de todo o Brasil. „É preciso conscientizar as pessoas que não é só a pele que precisa de proteção, os olhos também. No verão, 95% dos raios UV passam pela córnea, agredindo a retina e o cristalino. Segundo evidências clínicas, isto pode causar degeneração macular e catarata‰, afirma o especialista, acrescentando que os raios UVB provocam queimaduras, câncer de pele e danos à córnea.
 

De acordo com o Sáfady, que também é membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 1% de diminuição na camada de ozônio pode causar um aumento de 0,7% de catarata e 4% de câncer de pele. A exposição excessiva e sem proteção UV pode causar ceratite actínica. „Trata-se de uma inflamação da córnea extremamente incômoda para o paciente. Ocorre normalmente de 6 a 12 horas após a exposição solar, causando uma forte sensação de areia, dor e fotofobia (sensibilidade acentuada a luz)‰, esclarece.
 
 Óculos escuros

No verão há um aumento do uso de óculos escuros, o que também preocupa o dr.Marcus Sáfady, pois segundo ele, há dois conceitos importantes: óculos escuros e óculos com proteção UV. No primeiro, as lentes escurecidas filtram uma parte da luz ambiente, diminuindo os sintomas de fotofobia quando eles existem. Mas ele lembra que uma lente escurecida não vai necessariamente filtrar os raios UV.  „Depende do material com que a lente é feita‰, afirma. Segundo ele, o mercado já oferece lentes oftálmicas que protegem o olho dos raios solares,pois estudos indicam que em países com maior incidência solar e consequentemente mais UV.

 Só para dar um exemplo, em países localizados acima dos trópicos a vista cansada pode aparecer após os 46-47 anos de idade. No Brasil, a presbiopia (vista cansada) tende a ocorrer mais precocemente, por volta dos 40 anos. „Os óculos para proporcionar proteção contra os raios UV precisam ter lentes fabricadas em material que filtre totalmente os raios UV, como por exemplo, aslentes em policarbonato Airwear e Stylis 1,67, que filtram 100% deles. As fotossensíveis, com origem certificada, também oferecem 100% de proteção,bloqueando

Cuidado com a pirataria
 
A Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos (Abiótica) alerta para o perigo dos óculos falsificados. A entidade estima que a pirataria e o contrabando respondam por 50% dos cerca de R$ 1,2 bilhão movimentados pelo setor em 2006. Com pouco dinheiro no bolso o consumidor se vê seduzido por falsificações de grifes que chegam ao Brasil com preço até 90% menores,especialmente com a proximidade do Natal que lota os centros de pirataria como a 25 de Março, em SP, e Saara, no Rio.



Contextual Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011