x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

17 h 48

Sábado, 22 Julho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


07/02/2008

Pesquisas avançam nova cirurgia vai tirar os óculos de milhões de brasileiros

Com técnica e equipamento nacionais, a medicina vai baratear alguns procedimentos e oferecer mais conforto a milhões de pessoas.

Atenta ao problema, uma equipe de médicos-pesquisadores, do setor de Cirurgia Refrativa da Faculdade de Medicina do ABC, SP, está protocolando um novo tipo de intervenção, capaz de recuperar a visão para perto. É um procedimento simples, seguro e não invasivo, que pode ser feito em consultório.Com ligeiras aplicações de energia eletromagnética a curvatura da córnea volta ao seu formato original e retoma as suas funções. “A intervenção é feita em apenas um dos olhos, com anestesia local indolor, com colírio. Assim, o olho tratado recupera a visão de perto e o outro mantém a capacidade de foco para longe. É o que chamamos de visão balanceada”, explica o professor e chefe do Departamento de Oftalmologia da FMABC, José Ricardo Rehder, coordenador-geral do projeto.

O protocolo, autorizado pelo Ministério da Saúde CONEP – nº 10550 e CEP – FMABC nº 069/04, é bastante exigente e não aceita voluntários que não estejam em condições ideais. Ou seja, o candidato não pode ter nenhum grau para longe e/ou ter feito qualquer operação nos olhos.As 600 primeiras cirurgias estão sendo realizadas gratuitamente, em 45 clínicas credenciadas, por 73 médicos do Brasil, Chile e México autorizados a adotar esse procedimento. O nível de satisfação dos pacientes tem superado as expectativas da equipe. A correção de presbiopia foi aprovada há 3 anos pelo FDA (Food and Drug Administration). Desde então é amplamente realizada nos Estados Unidos e Europa, com mais de 200 mil pessoas atendidas com sucesso.

Projeto dispõe de equipamento de Radiofreqüência nacional

 A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou no Diário Oficial da União, edição de 27 de agosto de 2007, a liberação de uso e distribuição do Wavetronic Genius, equipamento fabricado pela Loktal Medical Eletronics Ind. e Com. Ltda.Sem similar nacional, a pequena unidade portátil de emissão de radiofreqüência já foi usada com sucesso em mais de 500 cirurgias para correção de presbiopia, que fazem parte do protocolo Faculdade de Medicina do ABC.

Mais dia, menos dia, você vai ter um par de óculos na pontinha do nariz. Depois dos 40 anos, as legendas dos jornais somem, as letras dos cardápios embaralham e você já não consegue ver o número marcado no visor do seu celular. Trata-se da presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada, a mais comum das desordens refrativas na vida adulta.Essa diminuição da capacidade visual é provocada pelo envelhecimento natural do cristalino que, com o passar do tempo, perde a flexibilidade e a capacidade de focar objetos de perto. É uma perda inevitável, progressiva que, pela intensidade do desconforto, leva homens e mulheres ao uso de lentes corretivas.
Assessoria de Imprensa e Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011