x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

03 h 23

Segunda-feira, 21 08 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


14/01/2004

Um trabalho que aprofunda a discussão sobre as causas da exclusão do deficiente físico na escola. Assim é O Preconceito da Deficiência no Processo de Inclusão Escolar, dissertação de mestrado de Andréa Vasconcelos Cavalcante, da Faculdade de Educação

Aproximadamente 100 profissionais, entre árbitros e assistentes, participarão da maratona de exames oftalmológicos antes de entrarem em campo.

 Entre as estrelas da arbitragem, já estão confirmadas as presenças de Paulo César de Oliveira, Sálvio Spindola Fagundes Filho, Ana Paula da Silva Oliveira, Edílson Pereira de Carvalho, Wilson Luís Seneme e Sílvia Regina de Oliveira. 

 Em época de pré-temporada, todo cuidado é pouco. Não só os jogadores dos 20 times que participarão do Campeonato Paulista de Futebol (série A 1), mas também toda a equipe de arbitragem tem que estar com a saúde em dia, a começar pela visão, instrumento fundamental para o bom desempenho desses profissionais em campo.

Por isso, árbitros e auxiliares que atuarão no campeonato passarão por avaliação oftalmológica no Hospital CEMA, centro de referência especializado em olhos, ouvidos, nariz e garganta, localizado na Mooca, zona leste de São Paulo, nos próximos dias 14 e 15 de janeiro. 

 O procedimento, além de necessário para avaliar a visão, também vai ao encontro da nova filosofia do futebol brasileiro, que vem tentando alinhar cada vez mais o esporte e a integridade física dos atletas profissionais.

Cerca de 100 árbitros serão avaliados por nosso corpo clínico nesse período, numa tentativa de assegurar ainda mais a precisão do julgamento dos lances mais difíceis do futebol, como as situações de impedimento, por exemplo”, comenta o diretor médico do Hospital CEMA, Assad Frangieh. 

 Segundo Pedro José Monteiro Cardoso, gerente médico de oftalmologia do Hospital CEMA, a saúde ocular adequada permite decisões mais precisas em campo.

Avaliaremos acuidade visual, pressão ocular, alterações de retina, visão de profundidade e visão de cores. Os laudos serão encaminhados à Federação Paulista de Futebol. 

 Desde 1998 o Hospital CEMA vem prestando esse serviço à Federação. O objetivo maior da ação é prevenir doenças graves que podem se desenvolver gradativamente, como o glaucoma, um dos quadros clínicos que levam à perda da visão periférica, e diagnosticar precocemente casos com predisposição ao descolamento de retina, por exemplo. 

 Para Roberto Perassi, diretor da escola e comissão de arbitragem da FPF, essa parceria com o Hospital CEMA é fundamental neste momento de pré-temporada, para que os árbitros e seus assistentes possam avaliar o sentido mais exigido na hora de interpretar com perfeição os lances que acontecem em cada partida de futebol. 

 No dia 14 de janeiro, os exames terão início às 14 horas, já com presença confirmada de estrelas como Edilson Pereira de Carvalho, Paulo César de Oliveira, Sálvio Spindola Fagundes Filho, Sílvia Regina de Oliveira e Wilson Luís Seneme. No dia 15, a partir das 8h30, passarão pelo Hospital CEMA Ana Paula da Silva Oliveira, Edmilson Corona e Valter José dos Reis, entre outros.  Visão tridimensional  A visão tridimensional, aquela que permite a análise simultânea de dimensões clássicas como altura, comprimento e largura, faz toda a diferença em campo.

 Mas, ao contrário do que pensa a maioria dos torcedores, esse não é um diferencial genético, mas, sim, um valor agregado após muito treino.  O oftalmologista Pedro José Monteiro Cardoso, que coordenará o atendimento no CEMA, explica que a visão periférica existe naturalmente em todas as pessoas que possuem campo visual normal, e que a diferença está entre os que exercitam mais ou menos a visão de profundidade, desenvolvendo uma habilidade apreciável entre os participantes de um jogo de futebol: vigiar melhor o adversário e julgar mais precisamente os lances da partida. 

 O Hospital CEMA (www.cemahospital.com.br) fica na Rua do Oratório, 1.369, na Mooca.


Ecco Press Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011