x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

22 h 21

Quinta-feira, 22 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


19/05/2008

26 de maio- Dia Nacional do Glaucoma

SBG e ABRAG realizam campanha nacional de conscientização sobre a doença, que atinge 65 milhões de pessoas em todo o mundo


No dia 26 de maio, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e a Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG), se unem para celebrar o Dia Nacional de Combate à Cegueira Pelo Glaucoma, oficializado através da Lei 10456, de 13 de maio de 2002,  uma iniciativa para combater o “ladrão silencioso da visão”. Na cidade de São Paulo, a população terá acesso a informações e exame de pressão intra-ocular gratuito, sem caráter de diagnóstico, durante evento na Câmara Municipal de São Paulo.

Além de conscientizar a população, em especial aqueles que têm familiares com Glaucoma,   a iniciativa tem por objetivo chamar a atenção de autoridades e formadores de opinião sobre a magnitude do problema, que deve se acentuar com o aumento da expectativa de vida da população. Especialistas em glaucoma estarão à disposição dos veículos de comunicação para falar sobre o assunto, dando dicas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Doença x números
O glaucoma é causado pelo aumento da pressão intra-ocular, geralmente devido a um bloqueio do fluído no interior do olho. Com o tempo, isso causa dano ao nervo óptico e, se não for devidamente tratado, leva à perda gradual e irreversível da visão. A doença, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de cegueira irreversível, atinge cerca de 65 milhões de pessoas em todo o mundo – cerca de 3 milhões só nos Estados Unidos. No Brasil, além dos 900 mil portadores, estima-se que existam outras 900 mil pessoas ainda sem diagnóstico. 
 
Principais fatores de risco
Ø    Pessoas com história de glaucoma na família
Ø    Pessoas com pressão intra-ocular elevada
Ø    Todas as pessoas, principalmente de origem hispânica, com mais de 60 anos de idade
Ø    Descendentes de africanos
Ø    Diabéticos
Ø    Usuários de esteróides por um longo tempo
Ø    Portadores de lesões oculares

Tratamento
O glaucoma é uma doença crônica que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de se evitar a perda da visão. O tratamento clínico inicial é feito com colírios que baixam a pressão intra-ocular. A terapia com laser é indicada quando o tratamento com o colírio não é capaz de conter os níveis elevados de pressão. O procedimento cirúrgico é a ultima opção de tratamento.
 
O oftalmologista Carlos Akira Omi, presidente da SBG , alerta que “como a doença é assintomática e progressiva, muitas pessoas só descobrem que têm glaucoma quando a perda da visão já é irreversível”. Visitas periódicas ao oftalmologista são o caminho para detecção e tratamento precoce. “Nosso grande desafio para o futuro é informar a população e promover seu acesso aos exames diagnósticos  e tratamentos adequados, evitando que tantas pessoas fiquem cegas", afirma dr. Akira Omi.

A Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) é uma organização sem fins lucrativos, criada pelos especialistas da área, com o objetivo de incentivar, aprimorar e difundir os estudos e pesquisas sobre glaucoma.  Fundada na década de 80, durante o XXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia, é atualmente presidida pelo oftalmologista Dr. Carlos Akira Omi.

A Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma  (ABRAG), presidida pela psicóloga Carla Ferracina e um grupo de  voluntários que compõem sua diretoria, é uma entidade sem fins lucrativos, criada no início de 2000, com o objetivo de promover a conscientização sobre o glaucoma, doença que tem na prevenção o único meio de deter os danos que acarreta. A entidade oferece apoio, educação e informação aos pacientes e à população em geral, com o suporte de escolas superiores de Medicina, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Glaucoma, de médicos especialistas e das empresas fabricantes de medicamentos.

SERVIÇO:

26 d26 de maio - das 9 às 15h

Orientação gratuita sobre o glaucoma, distribuição de material educativo e tonometria ( medida da pressão intra-ocular, sem caráter de diagnóstico) para pessoas com mais de 40 anos de idade.
Local - Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista - São Paulo - SP

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 11-5575-2302 ou nos sites www.sbglaucoma.com.br e www.abrag.com.br

Apoio:

- Faculdade de Medicina de Jundiaí
- Hospital Cema
- Hospital do Servidor Público Estadual
- Hospital Padre Bento de Guarulhos
- Instituto Suel Abujamra
- Instituto Tadeu Cvintal
- Santa Casa de São Paulo
- UNICAMP
- Unifesp/EPM
- USP/Faculdade de Medicina


Canal 3 Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011