x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

13 h 21

Terça-feira, 25 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


06/02/2009

Instituto da Visão Unifesp realiza 1º Simpósio de Oftalmologia Esportiva

   O resultados das pesquisas e a formação de profissionais especializados em Oftalmologia Esportiva certamente contribuirão com a performance das próximas gerações de atletas


   Entre os dias 19 e 21 de março de 2009, o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, apoiado pelo seu Centro de oftalmologia Esportiva, realiza o primeiro SOE, com o objetivo de divulgar o conhecimento sobre as alterações morfo-fisiológicas oculares que ocorrem durante a atividade física e sobre os aspectos biodinâmicos, psicobiológicos e biomecânicos a elas relacionados.

   Além da capacidade cardiorrespiratória e músculo-esquelética, amplamente estudadas e discutidas, a performance de um atleta também depende de outro item tão importante, porém menos abordado, que é a sua percepção visual. Numa parceria inédita, a Universidade Federal de São Paulo—Departamentos de Oftalmologia, Psicobiologia e Curso de Educação Física - e a Escola Superior de Educação Física de Jundiaí se uniram para criar o Grupo de Pesquisa em Oftalmologia Esportiva, formado por equipes multidisciplinares para promover a troca de expertise e a prática de pesquisa científica entre docentes e graduandos das duas instituições. Além de formar profissionais gabaritados para atuar na área, o objetivo do grupo é estudar a saúde ocular dos atletas, através da análise das alterações que o tecido do olho pode sofrer durante a realização intensiva de atividades esportivas, como variação da pressão intra-ocular (PIO) que avalia o glaucoma, estereopsia, visão de profundidade, sensibilidade a contrastes, visão de cores e percepção visual em movimento. 

   Paralelamente ao trabalho de pesquisa, futuramente as atividades serão direcionadas à formação de diversos níveis de profissionais especializados em Oftalmologia Esportiva.


Instituto da Visão - Uifesp

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011