x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

03 h 42

Quinta-feira, 25 Maio 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


14/04/2009

Instituto da Visão – UNIFESP – Promove curso básico de Oftalmologia a distância para médicos generalistas

Estão abertas as inscrições para o Curso de Cuidados Básicos em Oftalmologia à distância, que o Instituto da Visão – UNIFESP – promove para treinar médicos em geral, em especial de regiões remotas do País, para detectar problemas oftalmológicos ( fundo de olho, teste do olhinho, teste do reflexo vermelho, teste do reflexo branco, entre outros), proporcionando a possibilidade de orientação e tratamento mais ágil. A iniciativa pretende difundir e universalizar os conhecimentos e técnicas de exame ocular para a população residente em municípios distantes do seu espaço de atuação, por meio do ensino a distância, patrocinado pela Universidade Aberta do Brasil.

O atendimento médico oferecido para a população demanda ferramentas e formação de alta qualidade e ampla gama de informações. Freqüentemente presenciamos situações onde a referência de pacientes sem hipótese diagnóstica é realizada, sobrecarregando os níveis mais complexos do sistema, e eventualmente levando a atraso em providências de prevenção ou terapêutica.

Uma das facetas a ser enfatizada é a necessidade da participação de médicos pediatras, que desde o início de 2007 devem estar capacitados a realizar o exame do reflexo vermelho, por lei federal, nas maternidades. Tal exame, de fácil execução, deve ser difundido e sua técnica deve ser ministrada e avaliada, pois previne a evolução de doenças graves como os tumores intra-oculares da infância, bem como a catarata e glaucoma congênito.

Vale ressaltar que o mesmo aparelho utilizado para realizar tal exame, pode e deve ser utilizado para uma avaliação geral da retina dos pacientes, tanto adultos como crianças, de modo a evidenciar alterações tanto sistêmicas de repercussão ocular, como a diabetes e hipertensão em evolução, e doenças oculares cotidianas como glaucoma avançado.

Objetivos Gerais:

- Capacitar médicos não oftalmologistas a reconhecer sinais e sintomas relacionados a manifestações oculares;

- Discriminar casos de alta e baixa complexidade, para encaminhamento ou orientação;

- Habilitar ao uso do oftalmoscópio para inspeção, reflexo vermelho e oftalmoscopia direta / exame de fundo de olho.

O curso é gratuito e as inscrições se encerram em 27 de abril de 2009.
Para mais informações e inscrições, acesse o site www.uab.unifesp.br

Unifesp

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011