Quinta-feira, 21 Janeiro 2021
SBG e ABRAG realizam campanha nacional de conscientização sobre a doença, que atinge 70 milhões de pessoas em todo o mundo
Na última semana de maio, acontece a Semana de Combate à Cegueira pelo Glaucoma, oficializada em São Paulo pela Lei Municipal 14227 de 04.10.2007, que tem seu ponto alto no dia 26 – quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma ( Lei Federal nº 10.456/2002). As datas foram oficializadas por iniciativa conjunta da Sociedade Brasileira de Glaucoma – SBG e da Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma – ABRAG, com o objetivo de mobilizar os oftalmologistas e a sociedade em geral na conscientização das pessoas sobre a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. O glaucoma atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo – cerca de 3 milhões somente nos Estados Unidos. No Brasil, onde existem aproximadamente 985 mil portadores de glaucoma.
Doença x números e tratamento
O glaucoma é causado pelo aumento da pressão intra-ocular, geralmente devido a um bloqueio do fluído no interior do olho. Com o tempo, isso causa dano ao nervo óptico e, se não for devidamente tratado, leva à perda gradual e irreversível da visão. A doença, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de cegueira irreversível, atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo – cerca de 3 milhões só nos Estados Unidos. No Brasil, onde existem aproximadamente 985 mil portadores de glaucoma, estima-se que mais de 50% dos doentes não sabem que são glaucomatosos. Os principais fatores de risco são: histórico familiar, pressão intra-ocular elevada, idade acima de 50 anos, diabetes mellitus, uso prolongado de corticóides, presença de lesões oculares, descendência negra.
O glaucoma é uma doença crônica e silenciosa que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de se evitar a perda da visão. O tratamento clínico inicial é feito com colírios que baixam a pressão intra-ocular. A terapia com laser é indicada quando o tratamento com o colírio não é capaz de conter os níveis elevados de pressão. O procedimento cirúrgico é a ultima opção de tratamento.
Eventos da Semana do Glaucoma em São Paulo
21 e 22/05 – das 8h00 às 18h00
23/05 – das 8h00 às 12:30
Espaço ComoVer – uma experiência sensorial inesquecível
Iniciativa da Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG), presidida pela psicóloga Carla Ferracina, em parceria com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), criada com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para a questão da deficiência visual. No espaço, o visitante terá oportunidade de participar de uma atividade de sensibilização sensorial, com conhecimento de técnicas básicas de orientação e mobilidade. Todos serão convidados a viver uma experiência no mínimo curiosa – circular com os olhos vendados por um recinto adaptado para deficientes visuais - com piso especial, placas em braile, etc., além de estimular outros sentidos, como tato, olfato e senso de direção.
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca – 5°
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Bela Vista
25/05 – Vão livre do MASP – av. Paulista, 1578
Das 9h às 15h - Fale com o Doutor
12h30 - palestra ministrada pelo especialista em Glaucoma – Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello
26/05 – Câmara Municipal de São Paulo
Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista - São Paulo - SP
Das 9 h às 15h – Fale com o Doutor
11h00- Anúncio de acordo entre o Instituto Bionexo, o Hospital São Paulo e o Instituto da Visão – UNIFESP, que prevê a capacitação de médicos de centros hospitalares de todo o país a tratar e realizar cirurgias de glaucoma, bem como a realização de cirurgias em crianças portadoras de glaucoma congênito.
11h20- Anúncio da ABRAG como Instituição de Utilidade Pública Federal, conforme portaria de no. 912, publicada no Diário Oficial da União de 06/05/2009.
11h25- Palestra ministrada pelo especialista em Glaucoma – Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello.
11h40- Seção Interativa de perguntas e respostas.
27/05 – Tribunal de Justiça de São Paulo
Fale com o Doutor
Palestra ministrada pelo especialista em Glaucoma – Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello
28/05 –Grande Marquise do Parque Ibirapuera
Das 7h às 11h – Fale com o Doutor
29/05 – Sub Prefeitura da Lapa – Rua Guaicurus, 1000 - Lapa
14h00 - palestra ministrada pelo especialista em Glaucoma – Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello
Segundo o Dr. Carlos Akira Omi, presidente da SBG, como a doença é assintomática e progressiva, a maioria dos pacientes descobre que tem glaucoma quando a perda da visão já é irreversível, daí a necessidade de medidas preventivas. “Consulte o seu oftalmologista regularmente, pois só ele pode detectar qualquer tipo de problema visual precocemente, com melhores prognósticos”, orienta.
A Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) é uma organização sem fins lucrativos, criada pelos especialistas da área, com o objetivo de incentivar, aprimorar e difundir os estudos e pesquisas sobre glaucoma. Fundada na década de 80, durante o XXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia, é atualmente presidida pelo oftalmologista Dr. Carlos Akira Omi.
A Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG), presidida pela psicóloga Carla Ferracina e um grupo de voluntários que compõem sua diretoria, é uma entidade sem fins lucrativos, criada no início de 2000, com o objetivo de promover a conscientização sobre o glaucoma, doença que tem na prevenção o único meio de deter os danos que acarreta. A entidade oferece apoio, educação e informação aos pacientes e à população em geral, com o suporte de escolas superiores de Medicina, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Glaucoma, de médicos especialistas e das empresas fabricantes de medicamentos.
SERVIÇO:
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 11-5575-2302 ou nos sites www.sbglaucoma.com.br e www.abrag.com.br
Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR