x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

06 h 42

Terça-feira, 12 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


07/10/2009

Especialistas do Instituto da Visão, Departamento de Oftalmologia da UNIFESP ganham Prêmio Jabuti com o livro “Oftalmogeriatria”

Os doutores Marcela Cypel e Rubens Belfort Jr., do Instituto da Visão, Departamento de Oftalmologiada UNIFESP, ganharam o Prêmio Jabuti 2009, na categoria Ciências Naturais e Ciências da Saúde, com o livro "Oftalmogeriatria", primeiro do gênero lançado no mercado brasileiro para atender a uma demanda gerada pelo aumento da expectativa de vida da população.

O Jabuti, criado em 1958 por iniciativa da Câmara Brasileira do Livro ( CBL), é o mais tradicional prêmio de literatura no Brasil. Concorreram à edição 2009 apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008.
 
A  obra
O aumento da expectativa de vida da população e do número de idosos é um fenômeno global, que trouxe novas necessidades e perspectivas para a área da saúde,  pois além de viver mais, as pessoas necessitam envelhecer com qualidade de vida.  Esse fenômeno  está diretamente ligado ao aumento   de doenças da visão, como a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética.
 
O livro "Oftalmogeriatria", lançado no mercado brasileiro no final de 2008, traz  o olhar específico da oftalmologia e de suas subespecialidades sobre o processo de envelhecimentoocular, suas conseqüências e possíveis intervenções com objetivo de proporcionar o envelhecimento com qualidade de visão.  São 27 capítulos, 546 páginas e mais de 500 fotos e ilustrações, contendo informações básicas, que se aprofundam no decorrer de cada capítulo.  Destina-se ao oftalmologista, clínico geral, geriatra e gerontólogo.

Cada exemplar é acompanhado de um DVD com vídeos cirúrgicos explicativos.

SOBRE OS AUTORES:
Dra. Marcela Cypel -
oftalmologista e coordenadora do Projeto 100 Anos do Instituto da Visão da UNIFESP. Doutora em Oftalmologia pela UNIFESP.
 
Dr. Rubens Belfort Jr - Presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)  e Professor Titular do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo. Doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Livre-docente em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo. Membro da Academia Nacional de Medicina. Membro da Academia Brasileira de Ciências. Membro da Academia Oftalmológica Internacional. Pesquisador I-A pelo CNPq.

CO-AUTORES:
Acácio Alves Souza Lima Filho
Ana Carolina Vieira
Ana Luisa Höfling de Lima
Ana Luisa Höfling-Lima
Ana Tereza Ramos Moreira
Arnoud Araújo Filho
Augusto Paranhos Júnior
Caio Vinicius Saito Regatieri
Caroline Ferraz
Célia Regina Nakanami
Celina Murata
Clélia Maria Erwenne
Cristina Muccioli
Denise de Freitas
Eduardo Cunha de Souza
Fabio Bom Aggio
Fausto Uno
Francisco Irochima Pinheiro
Ivan Maynart Tavares
João Amaro Ferrari Silva
José Álvaro Pereira Gomes
Lauro Augusto de Oliveira
Lincoln Lemes Freitas
Lúcia Mirian Dumont Lucci
Luciano Pereira
Maria Emília Araujo
Mauro Silveira de Queiroz Campos
Michel Eid Farah
Midori Hentona Osaki
Paulo Augusto de Arruda Mello
Paulo Schor
Pedro Paulo de Oliveira Bonomo
Rafael Ernane Almeida Andrade
Ricardo Belfort Mattos
Ricardo Uras
Rubens Belfort Mattos Neto
Seiji Hayashi
Solange Rios Salomão
Tomás F. Scalamandré de Mendonça
Wallace Chamon Alves de Siqueira


Oftalmo EPM

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011