x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

11 h 44

Domingo, 30 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


26/01/2010

Problemas de visão afetam rendimento na escola

Um alerta aos pais na época de volta às aulas: problemas oftalmológicos não tratados podem afetar o rendimento escolar infantil. Cerca de 57% das crianças com visão alterada se mostram desatentas, agitadas e têm dificuldade de aprender. Os dados fazem parte de estudo do Instituto Penido Burnier (Campinas, SP).

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 12% das crianças em idade escolar precisam usar óculos, entretanto 80% nunca fizeram exame. Coordenador do estudo, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto alerta que o primeiro exame oftalmológico deve ser aos 3 anos. Em casos de pais míopes o teste deve ser antecipado para 2 anos.

Neto explica que a visão se desenvolve até os 7 anos. O levantamento foi feito com 36 mil crianças entre de 3 e 8 anos. "Assim que nasce, a criança deve fazer o teste do olhinho. A falta de óculos pode levar ao estrabismo e à ambliopia, que é o desenvolvimento desigal das vistas e maior causa de cegueira infantil."

De acordo com o chefe do setor de oftalmologia do Hospital Balbino, Glauber Cavalcanti Marques, os problemas que mais afetam as crianças são miopia (dificuldade de exergar de longe) e hipermetropia (de perto). Segundo ele, o tratamento para as doenças é feito com uso de óculos, além de exercícios para a vista. Em casos de ambliopia, a criança deve usar tampão na vista saudável a fim estimular a que enxerga menos. "A criança não sabe expressar que não exerga. Para aquelas que não sabem ler, usamos desenhos nos testes."

Fique atento aos sintomas
- Até os dois anos: lacrimejamento constante, fotofobia,íris muito grande, com reflexo, cor acinzentada ou opaca, falta de interesse pelo ambiente e pessoas, olhos vermelhos e presença de secreção, fecha um dos olhos em locais ensolarados.

- De dois a sete anos: tomba a cabeça para um dos lados, dor de cabeça ou nos olhos frequentemente, assiste TV muito próximo ao aparelho, olhos desviados para o nariz ou para fora, esfrega os olhos após esforço visual, apresenta letras tortas e grandes demais para a idade, falta de atenção nas aulas, quando vai escrever, se aproxima muito do caderno, esfrega o olho constantemente.


Portal Terra

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011