x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

18 h 22

Quarta-feira, 26 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


18/02/2010

Problemas de visão prejudicam rendimento escolar

 Com o início das aulas, pais e professores devem ficar atentos ao rendimento escolar das crianças. A falta de interesse, desatenção e a grande dificuldade em aprender pode ser um indício de problema na visão.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, na fase pré-escolar, entre 5% e 10% das crianças já apresentam algum problema visual, como estrabismo e ambliopia. Popularmente conhecida como "olho preguiçoso", a ambliopia pode se manifestar em bebês com idade a partir dos seis meses.

Muitas vezes, a criança não sabe dizer que está enxergando mal, segundo Carla Romão, oftalmologista da clínica Cerpo. "Ela olha para a lousa, não consegue ver o que está escrito e desvia a atenção", explica.

De acordo com a médica, alguns sinais indicam uma situação anormal. Se a criança precisa ficar muito perto da TV ou aproximar objetos do rosto, pisca frequentemente, coça ou leva a mão aos olhos com frequência significa que é hora de procurar um oftalmologista.

Outros sintomas que evidenciam problemas de visão são o lacrimejamento constante, olhos vermelhos e dor de cabeça. A dona de casa Cristiane Marques de Oliveira, 3.

"Melhorou bastante. Ele sempre gostou de estudar. Para ler, ele demorava para falar a palavra, mas agora melhorou bastante porque ele enxerga melhor", conta a mãe.

Professora do ensino fundamental, Marcele Rocha, 31, conta que é fácil perceber quando a criança está com a visão comprometida. "A escola é o lugar onde ela força mais a vista, porque ela tem que ler o que está na lousa. A gente vai analisando vários fatores", diz.

Mesmo habituada com a situação, Marcele diz que não percebeu quando o próprio filho, Nicolas, 8, apresentou alguns sintomas. "Foi a última coisa que pensei, porque em casa era normal. Quando eu levei ele ao médico, precisou usar um grau. Agora melhorou a concentração", conta.



Folha On line

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011