x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

11 h 36

Domingo, 30 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


31/03/2010

Casos de conjuntivite em Fortaleza já preocupam.

Olhos vermelhos, irritação, coceira, secreção amarelada e vista embaçada. Esses sintomas, na maioria das vezes, são sinais de conjuntivite. A doença é comum no período chuvoso, no entanto, engana-se quem pensa que em tempos de muito calor está imune à infecção.

Conforme o médico oftalmologista David Lucena, presidente da Sociedade de Oftalmologia do Ceará (SOC), os primeiros casos já estão sendo registrados em Fortaleza.

Segundo ele, as mudanças climáticas propiciam o surgimento de grandes infecções e o calor altera o sistema imunológico da população, que fica predisposta a contrair doenças.

"As altas temperaturas fazem com que as pessoas durmam e se alimentem mal. A consequência é uma baixa no sistema imunológico, gerando facilidade para adquirir infecções", ressalta.

No ano passado, o surto de conjuntivite na Capital começou em março. Somente no Hospital de Olhos Leria de Andrade, foram registrados 900 casos da doença. Em abril, o número aumentou para mil casos e, em junho, último mês da quadra invernosa, o hospital registrou o maior número de pessoas infectadas, 3.700.Causa.

Ainda segundo Lucena, no período quente, é frequente o número de casos de conjuntivite química, causada por contaminação com o cloro de piscinas ou água do mar. Acrescenta, que os raios ultra violenta também são vilões das infecções, podendo influenciar na proliferação da conjuntivite.

De acordo com o oftalmologista Leria de Andrade Neto, além da conjuntivite química existe a alérgica e a infecciosa, que são os casos mais comuns no período chuvoso.

No entanto, Andrade ressalta que nem todo olho vermelho é conjuntivite. Ele explica que o sintoma pode estar relacionado a infecções mais graves
como glaucoma, inflamação na córnea, intraocular ou até mesmo toxoplasmose ocular. Por isso o médico recomenda que o doente procure imediatamente um oftalmologista, e faça o tratamento adequado.


Diário do Nordeste

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011