x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

19 h 51

Terça-feira, 12 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


06/04/2010

Acidentes de trânsito: Quanto os problemas de visão podem ajudar nesse índice?

Segundo a legislação, os motoristas brasileiros devem renovar a carteira de habilitação a cada cinco anos. A avaliação oftalmológica realizada para a carteira de habilitação não inclui procedimentos que avaliem a saúde ocular. É apenas a constatação da acuidade visual, ou seja, "medir a visão em ambos os olhos". E mais da metade das pessoas só atualiza os óculos quando vai renovar a carta e, pelo menos, 35% não tem estabilização da acuidade visual, índice que chega a 60% entre os mais jovens*.
 
Mas como podemos perceber a necessidade de usar óculos ou lente ou até um colírio para lubrificar os olhos quando estamos dirigindo? Segundo orientações da Polícia Rodoviária Federal é importante que o motorista pare a cada duas horas de estrada para descansar, neste momento é preciso lavar o rosto, tanto para acordar como para lubrificar os um pouco os olhos.
 
Só que antes de tudo, a avaliação oftalmológica regular é um hábito que necessita ser mais bem incorporado ao tradicional "check-up" anual. A detecção de patologias oculares que podem ser prevenidas ou evitadas traria benefícios de ordem pessoal e social.
 
A recomendação médica é passar por consulta oftálmica a cada dois anos para quem tem até 40 anos de idade e anualmente após os 40 anos porque além da vista cansada aumenta a probabilidade de surgirem doenças visuais relacionadas ao envelhecimento como glaucoma, catarata, entre outras.

Dados
 
Acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte violenta no Brasil. Respondem por mais de mil mortes ao dia de jovens com menos de 25 anos. Nos países ricos os motoristas predominam entre as vítimas de acidentes e nos mais pobres os pedestres, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).
 
Com relação aos condutores dos veículos envolvidos em acidente de trânsito, através de dados estatísticos no site www.atividadesrodoviarias.pro.br, observamos pertencerem, na sua maioria (85%),  ao sexo masculino, com tempo de habilitação entre 5 e 9, que se encontravam dirigindo entre 00:15 a 01:00 h,  e que 1,3% apresentavam sintomas de embriagues. Cerca de 25% das vítimas fatais de acidentes de trânsito apresentam sinais de álcool no sangue. No que diz respeito à visão ao ingerir bebidas alcoólicas o motorista apresenta visão dupla, distorcida e fora de foco, aumentando ainda mais as chances de acidentes.
 
Sugestão de Fonte
 
O oftalmologista Léo Carvalho pode ser fonte de reportagens que podem ajudar os motoristas a garantirem maior segurança no trânsito.

  Usar lentes amarelas durante a noite para reduzir o ofuscamento

  Manter as lentes corretivas atualizadas

  Dar preferência a lentes anti-reflexo e polarizadas

  Usar Lentes com proteção UV para prevenir a catarata

 

* Fonte: ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego)

 Perfil do especialista
 
Leo Carvalho é médico oftalmologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC. É membro da Academia Americana de Oftalmologia. Professor Assistente do setor de Glaucoma da Faculdade de Medicina do ABC é também Diretor do setor de Oftalmologia da Clínica Dom Bosco da cidade de São Paulo. Médico Voluntário do Projeto Catarata do ABC.


Top Press Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011