x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 08

Domingo, 25 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


20/04/2010

Alteração no cronograma do mutirão de oftalmologia do ABC

Informamos que houve uma alteração no cronograma do mutirão oftalmológico em cidades do ABC. O mutirão ocorrerá exclusivamente no dia 23/4 (sexta-feira), e não mais nos dias 22, 23, 24 como informado anteriormente. O texto abaixo já foi alterado. O horário de atendimento (8h às 17h), bem como o número de crianças atendidas e demais informações permanecem inalteradas.

                                           Mutirão oftalmológico atende 1,7 mil crianças do ABC

Iniciativa, que comemora os 25 anos do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC, também fará doação de óculos

Ocorre na próxima sexta-feira (23) um grande mutirão para a realização de exame oftalmológico completo em crianças de 6 e 7 anos da rede de ensino municipal da região do ABC, das 8h às 17 horas, no Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, O mutirão, em comemoração aos 25 anos do departamento, espera atender 1,7 mil crianças e visa a identificar e encaminhar para tratamento aquelas com problemas de refração ou que sofram de enfermidades oculares.

Cem médicos oftalmologistas e cem estudantes de medicina da Faculdade Medicina do ABC participarão do mutirão. As crianças que precisarem de óculos receberão o acessório gratuitamente. Aquelas que necessitarem de tratamento médico serão encaminhadas para acompanhamento no Departamento de Oftalmologia da Faculdade. A intenção, no entanto, é que muitos casos sejam resolvidos no dia do mutirão, já que os médicos terão à disposição todos os equipamentos necessários para um exame ocular completo.

Estão incluídas no mutirão as cidades de Mauá, Ribeirão Pires, São Caetano do Sul e Rio Grande da Serra, que juntas concentram cerca de 11,3 mil alunos na faixa etária dos 6 e 7 anos e representam 57% das crianças da rede pública do ABC nesta faixa etária. A iniciativa conta ainda com o apoio da Alcon do Brasil, laboratório oftalmológico presente no país há mais de 40 anos.

O principal objetivo desta ação é despertar a consciência para a saúde ocular das crianças. Infelizmente não podemos atender a todas, mas esperamos que a nossa iniciativa possa servir de exemplo para outras organizações médicas e entidades públicas do Brasil”, afirma o Professor Doutor José Ricardo Rehder, Chefe do Departamento da Oftalmologia do ABC. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma criança fica cega a cada minuto no planeta. Dentre os 400 mil casos existentes hoje no mundo, 94% encontram-se nos países em desenvolvimento como o Brasil.

Triagem

Os alunos que serão examinados foram previamente selecionados nas escolas durante o mês de março e estarão identificados por camisetas coloridas no dia do evento. A triagem foi feita pelos próprios professores com orientação do Departamento de Oftalmologia para o encaminhamento dos casos. As escolas receberam tabelas de acuidade visual e aplicaram questionário especialmente preparado para identificar perfis de risco para a saúde ocular, como fatores de hereditariedade ou traumáticos.

Ribeirão Pires encaminha 1/3 dos alunos

A cidade de Ribeirão Pires foi a que encaminhou mais alunos para verificação da saúde ocular, com 682 casos, o que representa 30% de todos os alunos examinados na cidade (2.279) e 40% do total a ser atendido no mutirão. Em número de encaminhamentos, em seguida vêm Mauá (549), São Caetano (396) e Rio Grande da Serra (74).

O mutirão oftalmológico no ABC será apenas o primeiro de vários eventos que o Departamento de Oftalmologia irá promover ao longo de 2010 em comemoração aos seus 25 anos. A realização de iniciativas para a promoção da saúde ocular faz parte da história do grupo, que já realizou eventos, mutirões e atividades socioeducativas em outras regiões do Brasil e no exterior.

Data: Dia 23 de abril, sexta-feira

Horário: partir das 8 horas

Local: Avenida Princesa Isabel, 821, Santo André, na Fundação da Faculdade de Medicina do ABC, entrada pelo Instituto de Olhos.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Saúde ocular infantil: do nascimento à idade escolar

A Organização Mundial da Saúde estima que uma criança fique cega a cada minuto no planeta. Dentre os 400 mil casos existentes hoje no mundo, 94% encontram-se nos países em desenvolvimento como o Brasil, onde os olhos dos recém-nascidos nem sempre são adequadamente examinados. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica - SBOP, a maioria dos serviços de neonatologia do país não realiza o teste do reflexo vermelho, também popularmente conhecido como “teste do olhinho”.

Rápido, simples e indolor, o teste deve ser realizado pelo pediatra ou oftalmologista nos primeiros 30 dias de vida do bebê, quando muitas doenças passíveis de diagnóstico precoce podem ser descobertas. O exame também deve ser repetido nas próximas consultas pediátricas e oftalmológicas durante toda a infância, explica Islane Verçosa, presidente da SBOP. É possível identificar enfermidades que comprometem o eixo visual, como a catarata congênita, o glaucoma congênito e os processos de má-formação. O teste do olhinho também pode detectar traumas de parto, hemorragias, inflamações e infecções.

É recomendável uma avaliação completa da visão, com dilatação da pupila e exame de fundo de olho em crianças por volta de 3 a 4 anos de idade, desde que nenhuma suspeita tenha sido levantada por familiares ou médicos. Quando isso ocorrer, a criança deverá ser encaminhada pelo oftalmologista a qualquer tempo, desde a sala de parto.


In Press Porter Novelli

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011