x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

04 h 01

Quarta-feira, 28 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


13/05/2010

Médicos tentam zerar fila para transplante de córnea, de 23 mil hoje

Um brasileiro espera três anos, em média, por um transplante de córnea. Ao menos 22.700 pessoas aguardam hoje nessa fila, segundo dados do primeiro semestre de 2009.
Agora, o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), em parceria com a câmara técnica do Conselho Federal de Medicina, concluiu documento em que estipula a meta de zerar em oito meses a fila do transplante. Para alcançar a meta, os conselhos dependem do aval do Sistema Nacional de Transplantes, vinculado ao Ministério da Saúde, e da liberação de R$ 2,3 milhões. A verba seria usada na criação de bancos de olhos e na capacitação.
"A nossa idéia é aumentar em 30% o total de cirurgias em até quatro meses. Depois disso, zerar a fila até o final do ano. É um desafio que queremos colocar em prática o mais rápido possível", diz Paulo Augusto de Arruda Melo, presidente do CBO.
Para chegar a esses números, o CBO fez um raio-X da situação do Brasil e identificou os principais gargalos. O maior é armazenar as córneas para dar tempo de fazer a cirurgia. Outro gargalo é a falta de bancos de olhos no país: até o meio do ano passado, o Brasil possuía 30 bancos, sete deles no estado de São Paulo. 
Folha Online

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011