x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

09 h 33

Terça-feira, 25 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


17/05/2010

Lentes inteligentes com foco automático revolucionam oftalmologia

Quem usa óculos conhece bem as limitações desse incômodo companheiro. Quem usa lentes bifocais, então, conhece, além das limitações, o desconforto causado pela mudança súbita do foco. É como se o olho levasse um "tranco" cada vez que se tenta olhar para algo que está muito próximo.

Lentes inteligentes

Mas esses problemas podem estar com seus dias contados. Cientistas da Universidade do Arizona, Estados Unidos, desenvolveram lentes especiais que ajustam o foco instantaneamente de modo contínuo, e não aos trancos, como as velhas lentes bifocais, que são fabricadas quase do mesmo modo como quando foram inventadas por Benjamin Franklin, por volta de 1760.

As lentes inteligentes são planas, construídas com cristais líquidos, o mesmo material utilizado na fabricação das telas planas e alteram seu foco de forma eletroativa.

"[...] em nosso protótipo, você liga e desliga as lentes para alterar o foco," explica o cientista Nasser Peyghambarian. "Mas quando totalmente prontas, elas deverão funcionar da mesma maneira que a sua câmera automática: as lentes dos óculos saberão onde focalizar da mesma maneira que sua câmera faz". Peyghambarian é membro de uma equipe que está trabalhando nas lentes inteligentes desde 2001, em cooperação com a empresa Pixel Optics.

Lentes de cristal líquido

As lentes são formadas por duas seções de vidro plano, separadas por apenas 5 micrômetros, espaço que é preenchido com o cristal líquido. O vidro é recoberto por uma camada finíssima de óxido de índio-titânio (ITO), um composto transparente que funciona como eletrodo. Ao contrário dos eletrodos feitos de alumínio ou ouro, o ITO deixa passar a quase totalidade da luz que o atinge.

Uma tensão de dois volts, que atinge o cristal líquido por meio dos eletrodos, altera a orientação das moléculas, o que muda a distância que a luz deve percorrer no interior da lente. É isso que altera o foco, transformando o cristal líquido em uma lente inteligente.

Quando chegarem ao mercado, os óculos inteligentes deverão revolucionar a vida de quem sofre de presbiopia, uma deficiência visual que atinge 93% da população mundial com mais de 45 anos de idade.

Antes de colocar os novos óculos inteligentes no mercado, a empresa PixelOptics promete desenvolver um design mais atrativo do que o do protótipo.
Inovação Tecnológica

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011