x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

23 h 27

Sábado, 21 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


13/09/2005

Laser para tumores oculares

         O Hospital Universitário Virgen del Rocío de Sevilla, na Espanha, está tratando os tumores oculares sem necessidade de utilizar cirurgia invasiva devido ao uso combinado de três modalidades de laser, uma técnica que evita também a perda do globo ocular.
         Este novo tratamento, segundo o chefe do serviço de oftalmologia Carlos Ruiz Lapuente, isso é fruto do trabalho desenvolvido pelo serviço de oftalmologia, o qual elaborou um protocolo de tratamento conservador que limita as intervenções cirúrgicas aos tumores de maior tamanho preservando o globo ocular e a máxima acuidade visual.
         Relativamente à extensão desta técnica a diversas patologias oculares, assinalou que este tratamento está indicado para o melanoma da coróide, um tumor maligno intra-ocular que é mais comum em adultos do que em crianças.
         Apesar da escassa incidência desta doença registada nas últimas décadas, o hospital informou que esta patologia "se encontra agora em constante aumento por fatores ainda desconhecidos", disse Lapuente, que assinalou ainda que a técnica mediante uso combinado de laser permite aplicar "tratamentos conservadores que preservam o globo ocular do paciente assim como a máxima acuidade visual do olho afetado".
         Enquanto que para os tumores de grande tamanho este centro desenvolveu nos últimos 3 anos " a técnica cirúrgica desde dentro do olho" o que permite " conservar a zona não afetada para manter a visão e reduzir a agressividade da cirurgia convencional onde se retira todo o globo ocular".
         Nos tumores medianos e pequenos (entre 2 e 10 mm de grossura) durante o último ano, a aquisição dos equipamentos laser permite completar a abordagem dos melanomas com as três modalidades terapêuticas possíveis.
         O serviço de oftalmologia já diagnosticou e tratou diferentes tumores oculares num total de 25 pacientes obtendo resultados "verdadeiramente satisfatórios", já que se mantém o globo ocular "em mais de 90% dos casos, e também mantêm uma visão útil".

Medicina TV.com - Portaloptico.com

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011