x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

06 h 42

Terça-feira, 12 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


15/07/2010

Orientações sobre Circle Lenses

Circle lenses ganha espaço aos olhos das celebridades, mas uso indevido é desaconselhado pela Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria

Que tudo o que uma celebridade passa a usar vira febre ao redor do mundo em questões de segundos não é novidade, principalmente quando se trata de itens de estética e moda. A cantora Lady Gaga que o diga. Obsessão do público teen, a jovem americana tem arrastado multidões com sua irreverência e estilo. No clip da canção “Bad Romance”, a diva se apresenta ao público utilizando misteriosas “Circle Lensens”. Mas, o que é, de fato, uma circle lens? Quem responde a esta dúvida é a presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC), Tania Mara Cunha Schaefer.

O que são circle lenses?
Tania Schaefer: “São lentes de contato grandes, que dão uma aparência maior aos olhos de seu usuário. Acredita-se que tenham surgido da Ásia, mais especificamente na Coréia do Sul, como item cosmético para “aumentar” os olhos dos orientais e imitar a expressão dos personagens de mangás (gibis de historinhas japoneses)”.

Como funcionam as circle lenses?
Tania Schaefer: “Ao contrário de lentes de contato padrão, que cobrem apenas a parte colorida do olho (íris), as circle lenses se estendem um pouco até a área branca dos olhos, criando a ilusão de uma íris maior”.

Lady Gaga faz realmente uso das circle lenses no vídeo da música "Bad Romance"?
Tania Schaefer: “Não podemos afirmar. De acordo com uma matéria publicada pelo The New York Times dessa semana, os olhos gigantescos da cantora eram um efeito especial gerado por computador. Mas isso não dissuadiu seus fãs (muitos em sua maioria adolescentes e jovens) a discutirem se ela está ou não utilizando uma “lente circular” e quererem imitá-la. Existem vídeos no Youtube que, até o momento, já receberam mais de 9 milhões de acessos nos últimos dias além, é claro, de levá-los aos consultórios de oftalmologia de diversas cidades brasileiras para pedir informações sobre 'as lentes da Lady Gaga'. Está acontecendo uma procura impressionante”.

Há alguma recomendação para quem deseja usar as circle lenses? O uso delas é perigoso?
Tania Schaefer: “A orientação que a SOBLEC sempre dá aos usuários de qualquer tipo de lente de contato é que faça uma consulta médica para avaliar as características de seus olhos e ter a certeza de que a anatomia deles permite o uso desse tipo de lente. Seja para uso cosmético ou corretivo, qualquer lente colocada no olho deve ter acompanhamento, pois seu uso indevido pode trazer sérias complicações, inclusive lesões na córnea, que podem levar à cegueira. A população deve estar atenta também à forma de compra desse tipo de produto e não fazê-la livremente, seja em lojas físicas ou mesmo pela internet. Como a adaptação de lentes de contato é um procedimento exclusivo da profissão médica, toda e qualquer lente de contato é considerada um insumo pela atual legislação brasileira e, neste caso, legalmente, só o médico pode prescrevê-la para uso”.
JorNow

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011