x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

06 h 40

Terça-feira, 12 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


04/08/2010

Programa de Cirurgia de Catarata vai realizar 600 atendimentos em Barra Mansa-RJ

Pacientes do SUS têm assistência garantida reduzindo a fila de espera

A Secretaria de Saúde (SMS) já está realizando os procedimentos do Programa de Cirurgias de Catarata para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com a perspectiva de realizar 600 cirurgias anualmente, segundo o secretário de Saúde, Wilton Néri.
 
A meta do governo municipal é zerar, em até três meses, toda a demanda do município para tratamento da catarata. Atualmente, o município contabiliza uma fila de espera de 80 pacientes.
As cirurgias iniciais foram realizadas no Hospital da Mulher, onde foram atendidos cinco pacientes. Para ter acesso ao procedimento, o paciente deve fazer uma consulta numa unidade de saúde e ser encaminhado para um especialista em oftalmologia do Centro de Referência Médica de Barra Mansa (Cremeb), onde são realizadas as triagens para a cirurgia.

Segundo Wilton Néri, a meta é realizar 50 cirurgias mensais. "Nossa meta é realizar, em média, 50 cirurgias mensais e a prioridade é atender a população de Barra Mansa e as pessoas que já estão na fila de espera. O processo de triagem teve início no mês passado e os pacientes deverão ser encaminhados para triagem pelos Postos de Saúde da Família (PSFs), Centro do Idoso e unidades de saúde", informa. Os pacientes que não forem detectadas necessidades da cirurgia serão orientados a procurar o tratamento adequado.
O programa tem por finalidade a prevenção à cegueira, que é considerada um problema de saúde pública. Dados do Ministério da Saúde apontam que o problema atinge cerca de 350 mil brasileiros, com uma incidência estimada de 120 mil novos casos por ano. "Esperamos, com esse programa, oferecer um tratamento de qualidade aos pacientes que correm esse risco".
 
"Sabemos que a perda da visão, em âmbito socioeconômico e emocional, constitui um elevado ônus para a comunidade e para o país, já que além de comprometer a qualidade de vida, interfere na integração e limitação da produtividade e da capacidade de trabalho desse grupo", ressalta.

Opticanet

  • Francisco - 15/09/2011

    catarata

    Pelo que sei , informação na secretaria de saúde ta tudo parado, aqui em Barra Mansa, sem clinica e sem médico para cirurgia, o meu interesse é grande pois estou na fila para cirurgia até o risco cirúrgico já feito aguardando definições e informaçoes

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011