x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

09 h 42

Quarta-feira, 26 Julho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


30/08/2010

O que é Blefaroespasmo?

É um tipo de contração involuntária das pálpebras e musculatura facial, pode causar incômodo e levar a um cansaço na área dos olhos e até mesmo dificuldades visuais.

Esse incômodo pode acontecer por causa do cansaço físico, traumas emocionais, consumo excessivo de cafeína e stress. Outros fatores que influenciam essas contrações involuntárias são: o uso de computadores, iluminações, ler e assistir televisão. No entanto, uma boa parcela dos casos não apresenta causa definida.

Dormir, descansar e relaxar podem diminuir os sintomas. Quando o blefaroespasmo se mantém por longos períodos e não é secundário a nenhuma outra causa, o tratamento é possível aplicando-se as injeções de toxina botulínica (Botox) pois ela alivia as contrações, provocando a paralisia do músculo afetado por cerca de 4 a 5 meses... Outros tratamentos são o uso de medicamentos receitados por neurologista ou cirurgia muscular.

Atenção:

Algumas doenças como blefarite*, ceratite* e síndrome do olho seco*, podem estar associadas com o blefaroespasmo. Portanto, se as contrações continuarem por um tempo mais prolongado é importante procurar um especialista para um diagnóstico preciso.

Blefarite: é uma inflamação não contagiosa das pálpebras. É normalmente caracterizada pela produção excessiva de uma camada lipídica (óleo), gerada por uma glândula encontrada na pálpebra, criando uma condição favorável para o crescimento bacteriano.

Ceratite: ceratomalacia ou ainda queratite é uma inflamação na córnea, prefigurada pelo surgimento de pontos ressecados e esclerosados, chamados de pontos xeróticos, localizados na conjuntiva. Tal lesão acaba tornando a córnea esclerosada e insensível.

Síndrome do olho seco: ou ceratoconjuntivite sicca é uma doença ocular causada pela diminuição da produção ou aumento da evaporação das lágrimas, resultando em um olho seco.

Hospital de Olhos de São Paulo

  • mariadelourdeswalmory - 01/09/2012

    blefaroespasmo

    gostaria de saber se tem cura este proplema pois sofro do mesmo ha 10 anos começo a piscar logo em senguida fui oftalmo ele me mandou fazer eletroneuromiografia e tomografia computadorizada fiz tudo nao deu nada so que agora o olho que piscava que e o olho que e o esquerdo retrai e obriga fechar tambem o que fazer?? desde ja agradeço a atençao que me for dada

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011