x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

09 h 45

Quarta-feira, 26 Julho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


28/09/2010

Novos rumos para tratar a cegueira em debate na Bahia

Tratar de temas intimamente relacionados à cegueira, rediscutir condutas já instaladas e propor novas, definir diretrizes para as mais diversas doenças oculares, no sentido de amenizar e até impedir os seus efeitos, serão alguns dos destaques do XIX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, que acontece de 29 de Setembro a 02 de outubro, no Centro de Convenções da Bahia.

O objetivo é informar aos participantes indicadores de eliminação e controle das principais causas de cegueira, metodologia de ação para implantação de planos de ação nos diversos seguimentos e atualização em diagnóstico e tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Serão apresentadas, ainda, as proposições da ação mundial Visão 2020, uma iniciativa global para eliminar a cegueira evitável, idealizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em conjunto com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB, sigla em Inglês), com adesão de ONGs, associações profissionais, atendimento oftalmológico e corporações.

Destinado a médicos oftalmologistas, enfermeiros, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, auxiliares de Oftalmologia e administradores, o Congresso terá uma programação científica abrangente sobre as principais enfermidades oftalmológicas, como Catarata, Cirurgia Refrativa, Córnea, Lentes de Contato, Glaucoma e Retina.

Haverá ainda relatos de casos e cursos de instrução, tais como: a prevenção de cegueira no Brasil, como estamos e perspectivas futuras; curso de instrução em Transplantes de Córnea; Glaucoma Infantil; como abordar cirurgicamente a presença concomitante de catarata e glaucoma nos dias atuais; a atualização em diagnóstico e tratamento da retinopatia da prematuridade; dentre outros.

Grandes nomes da Oftalmologia brasileira e internacional participarão do Congresso, entre eles os Presidentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz D’ávila, da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral, e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Paulo Arruda Melo.

Brasil possui hoje 1,4 milhão de cegos

De acordo com estudo das condições de saúde ocular no Brasil, realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o país possui 1,4 milhão de cegos. Estima-se, ainda, que o contingente de pessoas com problemas de visão chegue a 4 milhões. A boa notícia é que entre 60% e 75% destes casos seriam evitáveis e/ou curáveis.
O estudo mostra as principais causas de cegueira no Brasil:

- Catarata: maior causa de cegueira reversível, com 47% dos casos.

- Glaucoma: maior causa de cegueira irreversível, com 12% dos casos. No Brasil, a estimativa é de que existam 985 mil portadores desta neuropatia, sendo que 635 mil sequer sabem que possuem a doença.

- Retinopatia Diabética: maior causa de cegueira na população economicamente ativa (35 a 55 anos), com 4,8% dos casos

- Degeneração Macular Relacionada à Idade: maior causa de cegueira na população idosa – acima de 75 anos, existe até 30% de chance de adquirir a doença.
Tribuna da Bahia

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011