x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

20 h 39

Sexta-feira, 31 Outubro 2014

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


30/09/2010

Depressão também altera visão e olfato

Um estudo alemão publicado em julho concluiu que a depressão dilui o contraste entre o preto e o branco. Resultado: a pessoa vê o mundo cinza.

Os analistas mediram respostas elétricas para determinar a atividade da retina em 40 pessoas com depressão e em outras 40 sem sintomas da doença.

Os deprimidos tinham um menor contraste retinal do que o grupo-controle, mesmo que estivessem tomando remédios para controlar o transtorno.

Outro estudo alemão, divulgado em agosto, indicou que a parte do cérebro responsável pelo olfato é menor em pessoas deprimidas do que na maior parte da população.

Os pesquisadores expuseram pessoas - 21 com depressão e 21 do grupo-controle - a uma substância química com um ligeiro odor, aumentando a concentração até que elas sentissem o cheiro.

O grupo-controle percebeu o cheiro em concentrações muito menores do que os deprimidos.

A medida do bulbo olfativo dos voluntários, por ressonância magnética, também revelou um tamanho 15% menor nas pessoas com a doença.
Sociedade Paraibana de Oftalmologia

  • 659jyb4jFnn - 26/06/2013

    okKESXc9E

    Pedro CiprianoA democracia restepentariva sf3 serve os interesses de alguns, seja qual for o paeds do mundo. Eu sonho ser possedvel haver uma democracia participativa, em que o cidade3o participe activamente, sem esperar que outro fae7a isso no seu lugar. Para isso e9 necesse1rio uma abertura de horizontes e um sentido de responsabilidade que a maioria das pessoas ainda ne3o possui. A evolue7e3o tem de comee7ar no interior de cada um antes de podermos externalizar numa mudane7a efectiva do nosso sistema politico.

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011